Presidente Eliete Bouskela e Diretoria tomam posse para o Biênio 2024-2025

13/03/2024
Governador do Estado de Minas Gerais Romeu Zema, Presidente do STF Ministro Luis Roberto Barroso, Presidente Acad. Eliete Bouskela, Ex-Presidentes Acadêmicos Francisco Sampaio, Pietro Novellino e Rubens Belfort Jr.; e Presidente do Capes, Profª. Denise Pires de Carvalho
Governador do Estado de Minas Gerais Romeu Zema, Presidente do STF Ministro Luis Roberto Barroso, Presidente Acad. Eliete Bouskela, Ex-Presidentes Acadêmicos Francisco Sampaio, Pietro Novellino e Rubens Belfort Jr.; e Presidente do Capes, Profª. Denise Pires de Carvalho

Após 194 anos, a Academia Nacional de Medicina (ANM) tem a sua primeira presidente mulher. A Acadêmica Eliete Bouskela tomou posse na última quinta-feira (07), véspera do Dia Internacional das Mulheres, com a diretoria do Biênio 2024-2025 na presença de Acadêmicos, autoridades, amigos e familiares.

A Mesa Diretora de Solenidade, montada pelo Ex-Presidente Acad. Francisco Sampaio, teve a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ministro Luis Roberto Barroso, e do Governador do Estado de Minas Gerais Romeu Zema. Também compuseram a bancada os Ex-Presidentes Acadêmicos Pietro Novellino e Rubens Belfort Jr; Presidente da Academia Brasileira de Letras Merval Pereira; o Presidente da Associação Médica Brasileira César Eduardo Fernandes; a Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro Cláudia Maria Braga de Mello e a Presidente da Capes Profª. Denise Pires de Carvalho.

O Ex-Presidente Acad. Francisco Sampaio, responsável por abrir a Sessão Solene, também convidou a mesa: o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Mauro Azevedo Neto; o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Aragão de Carvalho Filho; a Reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Profª. Gulnar Azevedo e Silva; o Reitor da PUC-Rio, Anderson Antonio Pedro; o Presidente da Academia Brasileira de Medicina Militar, Carlos Edson Martins da Silva; o Presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Augusto de Freitas Pinheiro; o Presidente da Academia Carioca de Letras, Sergio Fonta, e o Acadêmico Aníbal Gil Lopes, representando o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta.

Governador do Estado de Minas Gerais Romeu Zema, Presidente do STF Ministro Luis Roberto Barroso, Presidente Acad. Eliete Bouskela e Ex-Presidente Acad. Francisco Sampaio
Governador do Estado de Minas Gerais Romeu Zema, Presidente do STF Ministro Luis Roberto Barroso, Presidente Acad. Eliete Bouskela e Ex-Presidente Acad. Francisco Sampaio

Em uma quebra de protocolo, o Presidente do STF Ministro Luis Roberto Barroso foi convidado a falar durante a Sessão e em seu discurso, ressaltou a importância da Presidente Eliete Bouskela no comando de uma das instituições mais antigas do país “para as mulheres e para o avanço da sociedade brasileira”. Assim como o Governador Romeu Zema, que destacou a presença abrangente masculina na ANM e o papel da Instituição na defesa da pesquisa, ciência e saúde pública.

Após dar posse a sua Diretoria, a Presidente Eliete Bouskela fez um breve discurso agradecendo a presença de todos, contou sobre o seu sonho em exercer esse cargo e colocou em pauta os seus principais objetivos durante o seu Biênio, entre eles, estreitar relações internacionais, emitir opiniões sobre temas de educação médica, a preservação e divulgação do museu, arquivo e biblioteca, estreitar os laços com as agências de fomento e pesquisa e expandir a presença nacional da ANM. “Nestes 20 anos, fiz amigos, tive a oportunidade de conviver com os meus mestres, tive momentos de enorme júbilo como este agora e chorei muito ao perder entes queridos. A Academia é mágica e nos encanta sempre. Prometo fazer tudo para preservar esse encantamento, a nossa fraternidade e a nossa solidariedade”, finalizou.

Durante esta Sessão Solene,também foram empossados os Membros da Diretoria. Os Acadêmicos Antônio Egídio Nardi (Primeiro Vice-Presidente), Ronaldo Damião (Segundo Vice-Presidente), Omar Lupi (Secretário Geral), Monica Gadelha (Primeiro Secretário), José Suassuna (Segundo Secretário), Henrique Murad (Tesoureiro), Rossano Fiorelli (Primeiro Tesoureiro), Natalino Salgado (Orador), Jayme de Marsillac (Diretor da Biblioteca), Miguel Riella (Diretor do Arquivo), Arno von Buettner Ristow (Diretor do Museu), José Galvão-Alves (Presidente da Secção de Medicina), José J. Camargo (Presidente da Secção de Cirurgia) e Walter Zin (Presidente da Secção de Ciências Aplicadas).

Para assistir a Sessão Solene na íntegra, clique aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.