Presidente Jorge Alberto Costa e Silva prestigia cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa na Universidade Sorbonne

11/09/2019

Em viagem à Europa, o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva participou de mais uma importante cerimônia, realizada em uma das mais tradicionais universidades francesas. A Universidade de Sorbonne, conhecida popularmente como Universidade de Paris, povoa o imaginário popular em razão de sua longevidade (a instituição foi criada ainda no século XIII) e da excelência da produção científica.

A programação da cerimônia de concessão do título de Doutor Honoris Causa do Dr. Wilson Savino na Universidade de Sorbonne

Levando a cabo as atividades do Núcleo de Relações Institucionais Internacional, o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva representou a Academia Nacional de Medicina na belíssima cerimônia de concessão do título de Doutor Honoris Causa, que prestigiou alguns dos maiores nomes da medicina mundial com o título honorífico, dentre os quais o Dr. Wilson Savino era o único brasileiro. Tal qual na semana anterior, onde participou como convidado especial da solenidade de entrega do Prêmio Antônio Champalimaud de Visão (maior prêmio do mundo na área de Oftalmologia), o Presidente tomou parte das atividades junto a outras autoridades como a Dra. Nísia Trindade Lima e o Dr. Paulo Gadelha, respectivamente, Presidente e ex-Presidente da Fundação Oswaldo Cruz.

Além da participação na supracitada cerimônia, o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva também visitou a Universidade de Sorbonne para a negociação de um acordo de cooperação com a prestigiosa instituição, fortalecendo ainda mais a presença internacional da Academia Nacional de Medicina, que possui expressiva atuação em conjunto com instituições francesa como a Academia Nacional de Medicina da França e sua associada, a Fondation de l’Académie Nationale de Médecine.

Os Drs. Paulo Gadelha e Nísia Trindade junto ao Presidente Jorge Alberto Costa e Silva

O Dr. Wilson Savino, tal qual outros colegas da Fiocruz, possui um histórico de colaborações com a Academia Nacional de Medicina, tal qual o evento internacional Simpósio Zika: Conquistas e Desafios um ano após a Declaração de Emergência no Brasil, realizado entre os dias 7 e 10 de novembro de 2016 e contou com a participação de organizações supranacionais como a rede IANAS (Inter-American Network of Academies of Sciences) e o IAP for Health, que trata de temas de saúde global. Na ocasião do Dr. Wilson Savino atuou como um os organizadores das atividades, junto ao Acadêmico Marcello Barcinski.

Wilson Savino é professor da Fundação Oswaldo Cruz: Fiocruz, tendo dirigido o Instituto Oswaldo Cruz de 2013 a 2017 e tendo atuado como presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, Biologia Celular e da Sociedade Internacional de Neuroimuno-modulação. Atualmente, coordena as estratégias nacionais de integração da Fiocruz, bem como os programas de cooperação entre a Fiocruz e a França. Em reconhecimento aos seus esforços para a cooperação franco-brasileira, Savino foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Palmeiras Acadêmicas em 2013 e recebeu, em seu Laboratório, a visita da Ministra da Saúde, Marisol Touraine, em setembro de 2015.

Sua carreira está ligada à cooperação franco-brasileira há quase 40 anos, tendo realizado inúmeras colaborações com laboratórios franceses em Paris, mas também em Lille, Lyon, Montpellier e Toulouse.

No dia 12 de setembro de 2019, o Dr. Wilson Savino proferirá conferência às 11h no Anfiteatro do Institute of Myology (Hospital Pitié-Salpétrière, Babinski Building), intitulada “O timo tem algo a ver com o músculo esquelético?”.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.