Professor Arap toma posse como novo Honorário Nacional

17/04/2015

Em cerimônia que contou com a presença de familiares e acadêmicos, tomou posse nesta última quinta, 09, o professor Sami Arap como novo Honorário Nacional da ANM. Ao ser diplomado e receber as insígnias acadêmicas do presidente da ANM, Professor Pietro Novellino, o novo Acadêmico agradeceu ”a honraria que me foi concedia e que guardarei no meu coração”.

Conduzido ao anfiteatro da instituição pelos Acadêmicos Ricardo Cruz, Marcos Fernando de Oliveira Moraes e Raul Cutait, o novo Honorário da ANM foi saudado pelo Acadêmico Fernando Ferreira Vaz, ao ressaltar que o Professor Arap foi responsável por ter transformado a Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP na maior referencia de urologia da América do Sul.

Após a posse, o novo Honorário Nacional proferiu a palestra “A Evolução da Cirurgia Urológica”, em que fez um balanço do desenvolvimento da cirurgia urológica no mundo, lembrando que, no País, até o final dos anos 1920 esta especialidade tratava praticamente de doenças venéreas.

Em sua apresentação o professor Arap descreveu a evolução do instrumental utilizado nas intervenções cirúrgicas urológicas, como sondas para dilatação, equipamentos para endoscopia e o aparato envolvendo a cirurgia robótica. O novo Acadêmico detalhou ainda o trabalho desenvolvido na Urologia da Faculdade de Medicina da USP e encerrou sua conferência enfatizando que o desenvolvimento de “uma Urologia de qualidade” no Brasil está ligado ao intercâmbio com os centros de excelência no exterior e a incorporação de novas tecnologias.

Em sua homenagem ao novo acadêmico, o presidente da ANM, Professor Pietro Novellino, dirigindo aos familiares presentes, observou que “ao lado de um grande homem – e não por trás, como diz a máxima conhecida” – enfatizou – “está sempre uma grande mulher”, referindo-se à  esposa do novo acadêmico, Astrid.

Professor Novellino condecora o novo Honorário Sami Arap
Sami Arap adentra o anfieteatro conduzido por Acadêmicos
Acadêmico Sami Arap em conferência sobre Evolução da 
Cirurugia Urológica

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.