Professora Eloísa Bonfá toma posse como Membro Titular na ANM

Presidente Acad. Francisco Sampaio e Novel Acadêmica Eloísa Bonfá

Na última sexta-feira (26), a professora Eloísa Bonfá tornou- se a décima mulher a ser empossada Membro Titular na Academia Nacional de Medicina (ANM) e juntou-se aos imortais da ANM com muito júbilo. Ela ocupará a Cadeira Nº 11 na Secção de Medicina, do Patrono Acad. Antonio Austregésilo Rodrigues Lima, sucedendo o Acadêmico José Rodrigues Coura, falecido em abril de 2021.  A sua Comissão de Honra foi composta pelo Ex-Presidente Acad. Pietro Novellino, os Acadêmicos Carlos Giesta, Maurício Magalhães, Paulo Niemeyer, Margareth Dalcolmo e Jorge Kalil. E o discurso de saudação foi feito pelo Acadêmico Giovanni Guido Cerri.

Na Mesa Diretora de Solenidade, estiveram presentes os Ex-Presidentes Acad. Pietro Novellino e Acad. Rubens Belfort Jr.; Denise Pires de Carvalho, Secretária de Educação Superior no Ministério da Educação; Paulo Nussenzveig, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (USP); Tarcisio Barros Filho, ex-diretor da Faculdade de Medicina da USP; Antonio Abílio Pereira de Santa Rosa, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, representando presidente da instituição; Arnaldo Hossepian Jr., presidente da Fundação Faculdade de Medicina da USP; e Edivaldo Utiyama, diretor clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Também estiveram presentes na Mesa Diretora de Solenidade: Rui Ferriani, diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP; Marília Afonso rabelo, diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru; Célia Regina da Silva, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro; Joaquim Nava Ribeiro, representando o presidente Sociedade Brasileira de Reumatologia; Alberto Schneider, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Eleuses Paiva, secretário estadual de saúde de São Paulo; e Cesar Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira.

Acadêmico Giovanni Guido Cerri em seu discurso de saudação

A saudação foi feita pelo Acadêmico Giovanni Guido Cerri, um amigo de longa data da Novel Acadêmica, e ele mencionou as mulheres que passaram pela Academia durante os seus 194 anos, ressaltando que a Profª. Eloísa Bonfá é a décima mulher eleita Membro Titular na ANM e a primeira mulher a ocupar o cargo de Diretora da Faculdade de Medicina da USP. Com isso, o Acad. Cerri destaca a brilhante carreira da empossada, no Brasil e no exterior, sua trajetória e sua família, que são o seu apoio e sua inspiração.

Acadêmica Eloísa Bonfá em seu discurso

Em seu discurso, a Novel Acadêmica Eloísa Bonfá segue o protocolo e conta a história da ANM, menciona os ocupantes anteriores da Cadeira Nº 11, a carreira dos membros da sua comissão, o Acad. Giovanni Cerri e os agradece por terem participado desse momento. Ao falar do futuro, a diretora da Faculdade de Medicina da USP expressa a sua preocupação com o ensino médico, principalmente em relação aos programas de residência médica: “Precisamos formar pensadores críticos”. Ao finalizar, a Novel compartilha uma reflexão sobre a sua trajetória acadêmica e carreira, apontando os professores que marcaram os seus estudos e colegas de trabalho que contribuíram com a sua atuação na área de reumatologia, e agradece o apoio da sua família por serem “verdadeiros alicerces de minha vida”.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.