Reiterando o espírito de “instituições irmãs”, Academia Nacional de Medicina e Académie Nationale de Médecine realizam Sessão Conjunta

19/06/2019

Como fruto do trabalho de gestões anteriores e impulsionada pelas atividades do Núcleo de Relações Institucionais Internacionais, foi realizada no dia 18 de junho mais uma edição da Sessão Conjunta entre a Academia Nacional de Medicina e a Académie Nationale de Médecine. O encontro mobilizou os membros de ambas as instituições, que dividiram os créditos pela organização da Sessão, realizada no tradicional anfiteatro da instituição francesa, fundada em 1820 pelo rei Luís XVIII de França. A sede da instituição fica localizada em ponto privilegiado da cidade de Paris, próxima às margens do Rio Sena e de pontos turísticos como o Musée d’Orsey e a Pont des Arts.

O Dr. Jair de Castro junto aos Acadêmicos Giovanni Cerri, Mauricio Younes, Maurício Magalhães, Jorge Alberto Costa e Silva (Presidente), Antonio Nardi, Eliete Bouskela, Rubens Belfort, Patrícia Rocco, Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda e Oswaldo Moura Brasil

No dia anterior à realização da Sessão Conjunta, o Presidente Jorge Alberto ofereceu cocktail em sua residência de Paris. Na ocasião, o Presidente discursou sobre a importância da realização de atividades como esta, na qual os Acadêmicos têm a oportunidade de confraternizar entre si e também com os pares de Academias “irmãs” de todo o mundo. Em seguida, os Acadêmicos presentes se reuniram aos colegas franceses para um jantar de confraternização no restaurante Beefbar Paris.

Acadêmicos e cônjuges na residência do Presidente Jorge Alberto Costa e Silva, em Paris

Este ano, a abertura dos trabalhos foi feita pelo Presidente Jorge Alberto Costa e Silva, tendo sido a Sessão encerrada pelo Presidente do lado francês, o Dr. Emmanuel Alain Cabanis.

Com expressiva participação da delegação brasileira, composta por 11 Membros da ANM e dois convidados – os Drs. Roberto Medronho (Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Jair de Castro. Também foi expressiva a participação dos cônjuges dos Acadêmicos e Acadêmicas, que tomaram parte em todas as atividades programadas durante o período.

A Sessão, que teve como tema “Avanços em Tecnologias de Imagem e Inteligência Artificial”, foi marcada pelo alto nível das apresentações e pelo brilhantismo dos conferencistas. O Acad. Giovanni Cerri, que iniciou a rodada de apresentações, abordou “Definição de protocolo clínico e técnico PET/MR com PSMA para avaliação de câncer de próstata: experiência inicial e resultados”. Na sequência, o Acad. Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda, que é Membro Associado da Academia francesa, apresentou seu trabalho sobre “Ilhotas Pancreáticas: o que sabemos 150 anos depois de Langerhans”. Do lado francês falaram o Dr. Francisc Brunelle (“Inteligência Artificial e Imaginário, Definição, Aplicações e Oportunidades”) e o Dr. Volodia Danglouloff-Ros (“Inteligência Artificial e Tumor do Tronco Cerebral em Crianças”).

Acadêmicos Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda e Giovanni Guido Cerri durante suas apresentações. Ao fundo e à esquerda, o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva na mesa diretora da Sessão

Além das apresentações na íntegra, os conferencistas também tiveram um resumo de cerca de 3 minutos gravado ao final das apresentações, que ficará disponível no website da academia francesa ao público em geral.

A delegação brasileira foi formada pelos Acadêmicos Jorge Alberto Costa e Silva, Antonio Egidio Nardi, Carlos Alberto Barros Franco, Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, Eliete Bouskela, Giovanni Guido Cerri, Maurício Magalhães Costa, Mauricio Younes Ibrahim, Oswaldo Moura Brasil do Amaral Filho, Patrícia Rocco e Rubens Belfort Mattos Jr.

A comitiva brasileira presente na Sessão Conjunta Brasil-França 2019

Na sequência da Sessão, foi oferecida uma degustação de vinhos, seguida de coquetel e recepção oferecida pelo Sr. Carlos Sanchez e sua esposa.Agenda

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.