Relação Médico-Paciente em Cirurgia: Questões Objetivas e Desafios Cotidianos

27/08/2020

No dia 27 de agosto, a Academia Nacional de Medicina (ANM) promoveu simpósio que abordou diversos aspectos nas relações entre médicos e pacientes.

Risco anestésico; risco de dano neurológico em cirurgia de aneurisma de aorta; necessidade de biópsias; amputação de membros; médico ateu; uma segunda opinião; transfusão sanguínea em paciente testemunha de Jeová; paciente sem condições de realizar transplante; pacientes sem recursos financeiros. Estes foram alguns dos temas debatidos.

O acadêmico José de Jesus Camargo destacou “cada paciente tem sua forma particular de sofrer. Cabe ao médico estreitar os laços de confiança nessa relação médico-paciente e ter conexão e empatia, principalmente, em momentos que precisamos dar uma notícia ruim. O atendimento médico não pode ser padronizado.”

O encontro contou com a abertura do presidente da ANM, Rubens Belfort Jr., que, na oportunidade, ratificou “a Academia Nacional de Medicina é um lugar para falar, pensar e até incomodar, para bem defender a saúde da população”. Já a coordenação do evento ficou a cargo dos acadêmicos José de Jesus Camargo e Rossano Fiorelli.

Para debater os temas, o evento ainda contou com o professor Lucas Cottini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e os acadêmicos Rui Haddad, Arno von Ristow, Fabio Jatene, Milton Meier, Oswaldo Moura Brasil, Octavio Vaz, Henrique Murad e o ex-presidente da ANM, Francisco Sampaio.

Recentes progressos – Os eventos da ANM voltaram a ter apresentações sobre recentes progressos na área médica. No dia 27 de agosto de 2020, o convidado foi o médico Ilan Gottlieb, radiologista da Casa de Saúde São José, do Rio de Janeiro. Gottlieb falou sobre as vantagens e facilidades que a realidade virtual traz para a rotina dos cirurgiões em um procedimento, contribuindo para elucidar aspectos radiológicos antes de uma cirurgia e que nem sempre são visíveis em outros exames.

– A realidade virtual torna a cirurgia mais precisa e mais segura para os pacientes, pois oferece ao cirurgião uma imagem tridimensional do órgão a ser operado, ressaltou.

Recentes progressos da medicina é um espaço de discussão, criado pelo acadêmico Salomão Kaiser, durante a gestão do ex-presidente Pietro Novelino.

     
  PROGRAMAÇÃO  
     
 
14h

Abertura
Presidente da Academia Nacional de Medicina, Acad. Rubens Belfort Jr.

Acad. José de Jesus Camargo
Acad. Rossano Fiorelli

   
   
14h15

Como abordar a questão do risco anestésico?
Prof. Dr. Lucas Cottini (Anestesiologia/UFRJ)

   
   
14h30

Como explicar a um paciente a necessidade de realizar uma biópsia? (por exemplo, uma biópsia pulmonar numa doença intersticial)
Acad. Rui Haddad

   
   
14h45

Como anunciar a um homem de 45 anos, diabético não controlado, a necessidade de amputação de um membro inferior?
Acad. Arno von Ristow

   
   
15h

Como preparar o paciente/família para risco de dano neurológico de cirurgia de aneurisma de aorta?
Acad. Fabio Jatene

   
   
15h15

“Tenho medo de médico ateu! O Sr. já sentiu a presença de Deus operando o coração dos seus pacientes?”
Acad. Milton Meier

   
   
15h30

Discussão com os Acadêmicos

   
   
16h

“A minha filha vai ficar cega para sempre?”
Acad. Oswaldo Moura Brasil

   
   
16h15

“Acredito no Sr. e sei da sua competência, mas gostaria de ouvir uma segunda opinião. Eu posso retirar os exames para esta nova consulta?”
Acad. Octavio Vaz

   
   
16h30

“Sou testemunha de Jeová. Só aceito a cirurgia se o Sr. assinar um termo assumindo o compromisso de não utilizar transfusão sob nenhuma hipótese.” Como responder?
Acad. Henrique Murad

   
   
16h45

“Dr. O Sr. não imagina o quanto eu gostaria de ser tratado pelo Sr. mas eu não tenho condições de lhe pagar mais do que metade do valor que me foi anunciado. O Sr. aceitaria me operar mesmo assim?”
Acad. Francisco Sampaio

   
   
17h

Paciente enfisematoso, muito deprimido, recupera o entusiasmo ao saber que o transplante de pulmão era uma possibilidade. A avaliação pré-operatória, no entanto revela que ele não tinha a menor condição cardiológica para o procedimento. Como proceder?
Acad. José de Jesus Camargo

   
   
17h15

Discussão

   
   
17h45

Intervalo

   
 

Sessão Ordinária da Academia Nacional de Medicina
XXV – Ano Acadêmico 191

 
   
18h

Abertura
Presidente da Academia Nacional de Medicina, Acad. Rubens Belfort Jr.

   
   
18h05

Comunicações da Secretaria Geral
Acad. Ricardo Cruz

   
   
18h10

Comunicações dos Acadêmicos

   
   
18h30

Recentes Progressos
Realidade virtual de imagens radiológicas no auxílio ao planejamento cirúrgico: a cirurgia antes da cirurgia

Prof. Dr. Ilan Gottlieb (Fonte Imagem e Casa de Saúde
São José – RJ
)

   
   
18h40

Comentários
Acad. Giovanni Cerri

   
   
18h45

Retratação de Artigos Científicos! É constrangedor? Pra quem?
Coordenador: Acad. José Osmar Medina Pestana
Relator: Prof. Dr. Helio Tedesco (UNIFESP)

   
   
19h10

Comentários
Acad. Jerson Lima

   
   
19h30

Discussão com a Bancada Acadêmica

   
   
20h

Encerramento

 
     

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.