RICARDO JOSÉ LOPES DA CRUZ

08/12/2020

 É com extremo pesar e profunda consternação que a Academia Nacional de Medicina (ANM) lamenta o falecimento, hoje, dia 8 de dezembro de 2020, do seu Membro Titular e Secretário Geral, o acadêmico Ricardo José Lopes da Cruz, um grande intelectual e um dos maiores cirurgiões do Brasil.  O acadêmico não resistiu às complicações causadas pela infecção da Covid-19. 

Com 66 anos, Ricardo Cruz graduou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua pós-graduação incluiu atividades no Hospital Federal de Ipanema; no Instituto Nacional de Câncer e em Cirurgia Plástica, da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-RJ, sob a coordenação do Acadêmico Ivo Pitanguy.   

Eleito em 12 de setembro de 2013, tomou posse como Membro Titular da ANM para ocupar a Cadeira de número 62, da Secção de Cirurgia com a monografia: Trauma de Face e o Resgate da Identidade. 

Em março de 2020, assumiu o cargo de Secretário Geral da Academia, tendo se destacado entre os maiores líderes da medicina brasileira pela adoção de medidas corretas para combater a Covid e pelo papel da Academia Nacional de Medicina.

Ricardo Cruz permanece como grande exemplo de médico, cirurgião e professor de medicina, cirurgia e de humanidades médicas. Profissional irretocável, a medicina perde um de seus maiores tesouros.

O acadêmico Jorge Rezende Filho expressou, ontem, de forma impecável, parte de nossas lembranças sobre o acadêmico Ricardo Cruz:

Montaigne, quando disse que “toda a filosofia é aprender a morrer”, advertia-nos de que pouco a pouco vamos percebendo que a aventura da vida não termina na morte. A vida daqueles dos quais cuidamos e que desaparecem prolonga-se em nossas vidas. Levamos até o fim as recordações dos que conosco morreram e, desse modo, continuam vivos. Se alguém agora a mim perguntasse o que houve de mais motivador na Medicina-Humanidades no Brasil contemporâneo, eu também responderia de pronto, sem medo de errar: Cruz, Ricardo Cruz.

Confira a íntegra da biografia do acadêmico: https://www.anm.org.br/ricardo-jose-lopes-da-cruz/.

Rubens Belfort Jr.
Presidente da Academia Nacional de Medicina

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.