Ruy Garcia Marques é eleito membro da ANM

15/03/2013

O cirurgião geral Ruy Garcia Marques foi eleito para ocupar a Cadeira 96 da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina – e assim, juntar-se ao rol de imortais da Academia Nacional de Medicina. A votação ocorreu na noite de 14 de março de 2013 e contou com expressiva maioria favorável. O patrono da cadeira 96 é Rodolpho Albino Dias da Silva e a ultima ocupante foi a patologista Anadil Vieira Roselli, que faleceu em 2012.

Marques preside a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) desde 2007. Também é Professor Associado do Departamento de Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, onde é coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas.

Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 1978, concluiu residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ. Obteve título de Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, fez mestrado em Cirurgia Gastroenterológica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutorado em Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado na Medical University of South Carolina, em Charleston, SC, EUA, no Serviço de Transplante de Órgãos, com ênfase no transplante de pâncreas e de ilhotas pancreáticas.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.