“Sessão da Saudade” da Academia Nacional de Medicina homenageia o Acadêmico Julio Studart de Moraes

17/10/2015
ACADÊMICO JULIO STUDART DE MORAES
Membro Titular – cadeira 16 – Secção de Medicina
Eleito em 13/11/1980, Posse em 05/06/1981, † 15/08/2015

Julio Studart de Moraes, filho de Paulo de Moraes e de Maria Luiza Studart de Moraes, nasceu em Fortaleza (CE) em 24 de agosto de 1923, mas, ainda criança, veio com a família para a então Capital da República, onde concluiu os cursos secundário e complementar no Colégio Santo Inácio.

Formado em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, em 1947, ainda estudante foi Monitor do Instituto de Biofísica e, após, Técnico Especializado, por concurso, da Cadeira de Histologia e Embriologia Geral da mesma Universidade. Era o começo de sua brilhante carreira.

Fez Pós-Graduação na Universidade da Pennsylvania (EUA) e foi Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Julio Studart de Moraes foi Médico do Serviço Público Federal e Diretor-Presidente da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Em 1999, recebeu o título de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro.

Na Academia Nacional de Medicina, Julio Studart de Moraes ocupou, em diversas Diretorias, os cargos de 2º Secretário, Tesoureiro, Orador e Presidente da Secção de Medicina.

Na última quinta-feira, 15 de outubro, a Academia Nacional de Medicina realizou a “Sessão da Saudade” em homenagem ao querido e inesquecível Acadêmico Julio Studart de Moraes, que faleceu no dia 15 de agosto de 2015. Acadêmicos, familiares e amigos recordaram momentos marcantes que viveram junto ao homenageado da tarde.

Em sua Mensagem de Lembrança, o Acadêmico Cláudio Benchimol destacou as 3 grandes paixões do homenageado, família, medicina e literatura, e ressaltou que se tratava de um grande companheiro, muito querido por todos.

Acadêmico Cláudio Benchimol

O Acadêmico Ricardo Cruz, por sua vez, apresentando fotos históricas da Cerimônia de Posse do Acadêmico Julio Studart de Moraes (realizada no dia 05 de maio de 1981), relembrou encontros especiais e trechos do livro “Diários de Consultório”, uma das publicações do homenageado. Concluiu sua mensagem dizendo: “nosso amado Professor Julio de Moraes pode descansar em paz, pois ele jamais será esquecido por aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo”.

Acadêmico Ricardo Cruz

Dia da Posse (da esquerda para a direita): Acadêmicos Claudio Goulart de Andrade, Carlos Cruz Lima, Aloysio de Salles, Julio Studart de Moraes, Antonio Rodrigues de Mello e José de Paula Lopes Pontes

Palavras de saudação ao Acadêmico Julio Studart de Moraes também foram proferidas pelos Acadêmicos Omar da Rosa Santos, Karlos Mesquita, Hiram Silveira Lucas, José Carlos do Valle, Sérgio Novis e Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, além do Presidente Francisco Sampaio. Em nome da família, Pedro, filho do Acadêmico Julio Studart de Moraes, agradeceu o carinho demonstrado e recordou o grande afeto que o pai tinha pela Academia Nacional de Medicina.

Mesa Diretora: Acadêmicos Antonio Nardi, Cláudio Ribeiro, Francisco Sampaio e Claudio Cardoso
Esposa e filhos do Acadêmico Julio Studart de Moraes
Acadêmico Hiram Silveira Lucas

 Acadêmico Omar da Rosa Santos

Saudação aos familiares ao final da “Sessão da Saudade”

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.