Transmissão ao vivo
EnglishPortuguêsEspañol

Simpósio na Academia Nacional de Medicina celebra 100 anos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

04/10/2022
Simpósio Sessão Comemorativa dos 100 anos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia – SBO

Na última quinta-feira (29), a Academia Nacional de Medicina celebrou em um simpósio os 100 anos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, comemorado no início do mês. O tema foi Sessão Comemorativa dos 100 anos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia – SBO, organizado pelo Acadêmico Oswaldo Moura Brasil e o presidente da SBO, Mario Motta.

A primeira apresentação abordou o tema Atualização em Cirurgia da Catarata e foi ministrada pelo Dr. Miguel Ângelo Padilha. Foi explicado tudo sobre os primórdios desta cirurgia, como surgiu e as primeiras experiências. O médico fez uma passagem até os métodos mais recentes, os principais tipos de procedimento, as atualizações das lentes e as suas contraindicações. Ele ainda afirma que a cirurgia com laser é uma realidade já existente, porém, é mais custosa e não realiza todas as etapas do procedimento.

Para a segunda palestra, o tema foi as Alterações Oculares no Diabetes, apresentado pelo Dr. Aderbal Albuquerque Alves Junior para explicar como e quando a diabetes pode afetar a visão. Essa é uma das principais causas de cegueira em idade produtiva, de acordo com os dados mostrados em uma pesquisa realizada na Inglaterra. Nesses casos, o tratamento mais importante deve ser a atenção primária e a busca ativa, essenciais para a descoberta dessa relação. Além de um acompanhamento metabólico, exames de imagem e técnicas com laser.

Acadêmico Oswaldo Moura Brasil realizando a sua apresentação

Após o Chá Acadêmico os palestrantes e convidados retornaram para assistir a apresentação do tema A Sociedade Brasileira de Oftalmologia e a Academia Nacional de Medicina, ministrada pelo Acad. Oswaldo Moura Brasil. O intuito da apresentação foi abordar a relação de longa data entre as duas instituições, incluindo a presença de ambas na comunidade científica e médica, e os seus aspectos históricos desde a fundação da SBO.

A palestra seguinte foi ministrada pelo Dr. Marcos Ávila sobre o tema Degeneração Macular da Idade, em que o intuito foi apresentar os novos horizontes dos tratamentos dessa doença. Essa não é uma doença tão conhecida, mas 170 milhões de pessoas no mundo possuíam Degeneração Macular da Idade (DMRI) em 2015, e a estimativa é que esse número tenha chegado a 300 milhões. O médico explica sobre os dois tipos, a seca e a neovascular, os principais impactos desta atrofia na vida do paciente e ressalta a importância da suplementação para o tratamento. Ele oferece diferentes opções de procedimentos e cuidados para o paciente.

Dr. Macos Ávila ministrando sobre o tema Degeneração Macular da Idade

Para finalizar o simpósio, a última palestra foi ministrada pelo presidente da SBO, Dr. Mario Motta sobre o tema Retinopatia de Prematuridade (ROP). No começo foi abordado a sua definição, o histórico dessa doença e a sua descoberta, que é a maior causa de cegueira infantil. Esse é um caso com tendência à progressão e para evitar a cegueira é preciso realizar o exame físico, e na maioria dos casos, o tratamento a laser é a melhor opção. O médico mostra uma segunda opção, o Anti VEGF, comparando resultados de pesquisa do uso dos dois e os benefícios e malefícios de cada um. Antes de se despedir, Dr. Mario Motta ainda afirma: “Cuidar de ROP é cuidar do futuro”. 

Para assistir o simpósio na íntegra, visite o nosso canal no Youtube.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.