Simpósio sobre Gestão em Saúde aborda como será o futuro dos atendimentos

29/07/2022
Simpósio Gestão em Saúde: Cenário Atual e Perspectivas

Fechando o mês de julho, o simpósio dessa semana (28) abordou a Gestão em Saúde: Cenário Atual e Perspectivas, tema solicitado pelo Presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM) Francisco Sampaio e organizado pelo Acadêmico Giovanni Cerri, que durante a abertura relembrou: “A gestão é fundamental para que o acesso à saúde do cidadão brasileiro seja melhor”.

Abrindo as apresentações, o professor Carlos Grabois Gadelha, da Fiocruz, ministrou a palestra sobre o tema Complexo Econômico-Industrial da Saúde: Translação do Conhecimento. Nela, foi reforçado que a saúde constitui uma área central do desenvolvimento e é impossível pensar na gestão da mesma sem falar sobre economia, ciência da tecnologia, acesso universal, regulação, entre outros pontos importantes para a sociedade. Também foi mencionado como o uso de dados e informações para a produção de vacinas, além dos diferentes subsistemas, estão sendo transformados com a revolução tecnológica.

O Dr. Luís Fernando Vieira Joaquim, sócio-líder da Life Sciences & Health Care da Deloitte Br, ministrou a apresentação sobre o tema Inovação e Transformação em Saúde – O Futuro, em que abordou as mudanças tecnológicas que irão impactar a gestão de saúde. Na apresentação foi ressaltado que no futuro o foco estará na experiência do paciente, seja com equipamentos avançados, o uso de inteligência artificial e até mesmo com uma arquitetura futurista nos leitos e consultórios.

Na segunda parte do simpósio, a apresentação sobre O Futuro da Gestão em Saúde, ministrado pela professora Ana Maria Malik, da Fundação Getúlio Vargas, mencionou os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que possuem relação com o futuro da gestão em saúde e das perspectivas. Com isso, somos levados a questionar como estará a área de saúde em alguns anos.

Em sua apresentação, Dr. Francisco R. Balestrin Andrade, do SINDHOSP, mostrou o passado e o futuro da saúde com o tema O Hospital do Futuro e o Futuro dos Hospitais, em que foi abordado o surgimento das Santa Casas e fez o levantamento das questões futuras dos hospitais com as evoluções das tecnologias. O destaque foi feito também para um assunto importante: a evolução das doenças e o envelhecimento da população. Esses são fatores decisivos para sabermos como será o futuro dos hospitais.

Para finalizar as apresentações, o Dr. Marco Bego ministrou a palestra sobre Inovação Tecnológica como Ferramenta de Gestão, um tema que esteve presente em todas as apresentações. Ele separou em dois momentos: a Inovação Tecnológica e a Inovação Aplicada. A primeira é um meio de criar novos produtos, serviços e modelos de negócios, e também possui duas formas de inovação. Enquanto a segunda é feita em diferentes áreas da empresa com uma gestão aplicada diretamente no seu setor.


Após as apresentações, os Acadêmicos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os temas. Para assistir o simpósio na íntegra, visite o nosso canal no Youtube ou clique aqui para parte um e aqui para parte dois.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.