Transmissão ao vivo
EnglishPortuguêsEspañol

Simpósio sobre Gestão em Saúde aborda como será o futuro dos atendimentos

29/07/2022
Simpósio Gestão em Saúde: Cenário Atual e Perspectivas

Para fechar o mês de julho, o simpósio dessa semana (28) abordou a Gestão em Saúde: Cenário Atual e Perspectivas, tema solicitado pelo Presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM) Francisco Sampaio e organizado pelo Acadêmico Giovanni Cerri, que durante a abertura relembrou: “a  gestão é fundamental para que o acesso à saúde do cidadão brasileiro seja melhor”.

Abrindo as apresentações, o professor Carlos Grabois Gadelha, da Fiocruz, ministrou a palestra sobre o tema Complexo Econômico-Industrial da Saúde: Translação do Conhecimento. O professor reforça que a saúde constitui uma área central do desenvolvimento e é impossível pensar na gestão da mesma sem falar sobre economia, ciência da tecnologia, acesso universal, regulação, entre outros pontos importantes. Também é mencionado como o uso de dados e informações para a produção de vacinas, além dos diferentes subsistemas, estão sendo transformados com a revolução tecnológica.

A segunda palestra da tarde foi ministrada pelo professor Luís Fernando Vieira Joaquim, sócio-líder da Life Sciences & Health Care da Deloitte Br, sobre o tema Inovação e Transformação em Saúde – O Futuro, em que abordou as mudanças tecnológicas que irão impactar a gestão de saúde. A apresentação ressalta que no futuro o foco estará na experiência do paciente, seja com equipamentos avançados, o uso de inteligência artificial e até mesmo com uma arquitetura futurista nos leitos e consultórios.

Após o intervalo, o simpósio retornou com a apresentação sobre O Futuro da Gestão em Saúde, ministrado pela professora da Escola de Administração de São Paulo na Fundação Getúlio Vargas, Ana Maria Malik. Ao iniciar, ela mencionou os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que possuem relação ao tema da palestra sobre a gestão em saúde. A professora nos leva a questionar como será o futuro na área.

Dando continuidade às apresentações, o Dr. Francisco R. Balestrin Andrade, do SINDHOSP, sobre o tema O Hospital do Futuro e o Futuro dos Hospitais. Nessa palestra, foi abordado o surgimento das Santa Casas, a questão de como ficarão os hospitais com as evoluções das tecnologias e o mais importante: a evolução das doenças. Além disso, o envelhecimento da população, que é um fator decisivo para sabermos como será o futuro dos hospitais.

Para finalizar as apresentações, o Dr. Marco Bego ministrou a palestra sobre Inovação Tecnológica como Ferramenta de Gestão, um tema que esteve presente em todas as apresentações. Ele separou em dois momentos: a Inovação Tecnológica e a Inovação Aplicada. A primeira é um meio de criar novos produtos, serviços e modelos de negócios, e também possui duas formas de inovação. Enquanto a segunda é feita em diferentes áreas da empresa com uma gestão aplicada diretamente no seu setor.


Após as apresentações, os Acadêmicos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os temas. Para assistir o simpósio na íntegra, visite o nosso canal no Youtube ou clique aqui para parte um e aqui para parte dois.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.