Carlos Eduardo Brandão Mello toma posse na Academia Nacional de Medicina

10/11/2015

Na terça-feira, 10 de novembro, em Sessão Solene, a Academia Nacional de Medicina empossou seu mais novo Membro Titular, o Dr. Carlos Eduardo Brandão Mello, Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Diante de um Anfiteatro Miguel Couto tomado por Acadêmicos, familiares e amigos, e conduzido por uma comissão formada pelos Acadêmicos Adolpho Hoirisch, Omar da Rosa Santos, Carlos Alberto Basilio de Oliveira, José Galvão Alves, Isaac Vaissman e Ricardo Cruz, o Dr. Carlos Eduardo Brandão Mello prestou o Juramento Acadêmico e recebeu o colar, medalha e diploma acadêmicos das mãos do Presidente Francisco Sampaio e do ex-Presidente Pietro Novellino.

O Acadêmico Mario Barreto Corrêa Lima, em seu discurso de saudação, lembrou que o empossado tem origem em uma família de médicos e educadores e que sua entrada na ANM representa o “aporte de um verdadeiro líder em sua área, que enriquecerá o plantel de nossa Casa”. Em seu discurso de posse, o Dr. Carlos Eduardo Brandão Mello elevou as características imponentes da Academia Nacional de Medicina ao longo de seus 186 anos e, lembrando grandes mestres que influenciaram sua vida, ressaltou a superação das dificuldades na caminhada para se tornar Acadêmico.

O Presidente Francisco Sampaio, por sua vez, ao final da solenidade, realçou a personalidade fascinante do Dr. Carlos Eduardo Brandão Mello e citou a “Oração aos Nossos Pares”, do Acadêmico Álvaro Cumplido de Sant’Anna, afirmando que esta “resume o que um Acadêmico deve ser e fazer pela Casa, o que, certamente, será alcançado pelo novel Acadêmico”. Na sequência, Acadêmicos e convidados interagiram e cumprimentaram o novo Acadêmico durante coquetel no Salão Nobre Antonio Austregésilo Rodrigues Lima.

Carlos Eduardo Brandão Mello graduou-se em Medicina, em 1979, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com Mestrado em Gastroenterologia, em 1988, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutorado em Gastroenterologia, em 1997, pela Universidade Federal de São Paulo (USP) e Livre-Docência em Clínica Médica e Gastroenterologia pela UNIRIO, respectivamente, em 1991 e 2004. Atualmente, é Professor Titular da Disciplina de Clinica Médica/Gastroenterologia da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro da UNIRIO, onde também coordena a Pós-Graduação em Gastroenterologia da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Também é Chefe da Unidade de Doenças do Fígado do Hospital Universitário Gaffrée e Güinle. É Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFRJ, trabalhando no Serviço de Hepatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Atua na área de Medicina Interna, com interesse na Gastroenterologia e Hepatologia, com ênfase, principalmente, nas seguintes sub-áreas: Hepatites virais, co-infecção pelos vírus da hepatite C (HCV) e da hepatite B (HBV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), hipertensão porta e tratamento da hepatite C. Participou ativamente do atendimento médico às vítimas do acidente radioativo de Goiânia, com inúmeras publicações exclusivas nesta particular área do conhecimento médico.

Acadêmicos Ricardo Cruz, José Galvão Alves, Omar da Rosa Santos, Isaac Vaissman, Carlos Alberto Basílio de Oliveira e Adolpho Hoirisch, além do empossado Carlos Eduardo Brandão Mello (ao centro)
O empossado é conduzido ao Anfiteatro Miguel Couto pela comissão de Acadêmicos
Carlos Eduardo Brandão Mello recebe a medalha acadêmica do Presidente Francisco Sampaio
Presidente Francisco Sampaio, Carlos Eduardo Brandão Mello e Acadêmico Pietro Novellino, ex-Presidente da ANM
Carlos Eduardo Brandão Mello e sua família

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.