Eletrocardiograma na Emergência é tema do Curso de Atualização da ANM

09/10/2015

Com aula do Acadêmico Carlos Antonio Mascia Gottschall, o Eletrocardiograma (ECG) na Emergência foi o assunto do Curso de Atualização da ANM no dia 08 de outubro. A atividade teve início com a exposição de conceitos básicos de eletrocardiografia, como frequência, ritmo, eixo e intervalos, assim como dos traçados normais das respectivas derivações (DI, DII, DIII, aVR, aVL, aVF e das Derivações Precordiais, V1 a V6). A seguir, o palestrante passou à discussão de casos clínicos e à análise de eletrocardiogramas por ele selecionados, que ilustravam, de forma didática, as ocorrências mais comuns nas emergências.

Em todos os eletrocardiogramas apresentados, o Acadêmico Carlos Antonio Mascia Gottschall mostrou a importância de se analisar o ritmo e de se saber quantificar a frequência cardíaca. A avaliação da Onda P (amplitude, morfologia e duração), do intervalo PR, do complexo QRS (eixo, duração, amplitude e morfologia) e da repolarização ventricular também foram abordados. No debate, o palestrante considerou casos de alterações do ritmo, destacando situações de ritmo juncional de escape, taquicardia de reentrada nodal AV, fibrilação e flutter atrial, extra-sístoles ventriculares, taquicardia ventricular, fibrilação ventricular e repolarização precoce, além do ritmo de marcapasso. A observação de características eletrocardiográficas da pericardite e do quadro de tromboembolismo pulmonar também foi realizada.

Com relação aos quadros isquêmicos, o Acadêmico Carlos Antonio Mascia Gottschall retratou uma série de casos e de situações clínicas, associando sempre o ECG do paciente às imagens de coronariografias, o que facilitou bastante a visualização e o entendimento pelos alunos. Por fim, o palestrante afirmou sobre o ECG:

  • é o exame soberano para diagnosticar arritmias cardíacas;
  • sugere forte presença de isquemia de suplência (coronariopatia obstrutiva) e de demanda (hipertrofia), quando relacionado com a clínica;
  • apesar de sugerir doença cardíaca, frequentemente o ECG requer outros exames para confirmação.

O Acadêmico Carlos Antônio Mascia Gottschall é graduado em Medicina e especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Cardiologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e em Hemodinâmica e Angiocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). É Mestre em Pneumologia e Doutor em Cardiologia pela UFRGS. Fez Pós-doutorado em Cardiologia e Pneumologia nas universidades de Edinburgh (Escócia) e London (Inglaterra). Livre-docente na UFRGS e Professor Titular e médico do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/Fundação Universitária de Cardiologia.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.