Academia Nacional de Medicina elege José Horácio Costa Aboudib Jr. e Rui Monteiro de Barros Maciel como Membros Titulares

14/09/2017

Em Sessão Ordinária do dia 14 de setembro, foi realizada eleição para a vaga das Cadeiras de número 40 da Secção de Cirurgia e 49 da Secção de Medicina. A sessão, que contou com 73 Membros Titulares e Eméritos presentes, consagrou os doutores José Horácio Costa Aboudib Jr e Rui Monteiro de Barros Maciel como Membros Titulares da ANM.

José Horácio Costa Aboudib Jr. graduou-se em Medicina pela Universidade de Brasília (1976), Mestrado em Cirurgia Plástica pela USP (1997) e Doutorado em Ciências Médicas pela UERJ (2014). Aprovado em primeiro lugar em Concurso para Professor Auxiliar de Ensino da UERJ, onde hoje é o Chefe do Serviço, e agraciado pela Câmara dos Vereadores com a Medalha Pedro Ernesto em 1994 e com o Título de Cidadão Honorário da cidade do Rio de Janeiro em 2008, Aboudib foi Presidente nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e é Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas.

Dr. José Horácio Costa Aboudib Jr.

Ocupará a Cadeira de nº 40 da Secção de Cirurgia, cujo Patrono, Jayme Poggi de Figueiredo, renomado cirurgião brasileiro, foi fundador e Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, além de Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro. Vaga em decorrência do falecimento do saudoso Acadêmico Adib Domingos Jatene, em 14 de novembro de 2014., que foi Diretor Geral do Hospital do Coração da Associação do Sanatório Sírio, Sócio Fundador e primeiro Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Membro fundador do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), tendo sido seu primeiro Presidente, Sócio fundador e primeiro Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O Dr. Jayme Poggi de Figueiredo, importante nome da cirurgia brasileira e patrono da Cadeira 40 da Secção de Cirurgia

Outro Membro Titular eleito, Dr. Rui Monteiro de Barros Maciel, ocupará Cadeira No. 49 da Secção de Medicina, vaga em decorrência do falecimento, em 29 de agosto de 2015, do Acadêmico Hélcio Alvarenga, que foi Professor Titular de Neurologia da UFRJ e Professor Titular Emérito de Neurologia da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O endocrinologista Rui Maciel, possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, Mestrado em Microbiologia e Imunologia, e Doutorado em Endocrinologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, onde também é Professor Titular e Livre-Docente de Endocrinologia. Pesquisador do Laboratório de Endocrinologia Molecular e Translacional, tem importante atuação em pesquisas nas áreas de metabolismo dos hormônios tiroidianos, métodos de dosagens hormonais e biologia celular e molecular das doenças da tiroide.

Dr. Rui Monteiro de Barros Maciel

A Cadeira de nº 49 tem como Patrono Enjolras Vampré, Membro Honorário pela Academia Nacional de Medicina, fundador da Escola Neurológica Paulista e da Secção de Neurologia e Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina. Foi, também, regente da Cadeiras de Psiquiatria e Moléstias Nervosas e da Cadeira de Neurologia, na Faculdade de Medicina de São Paulo, e Inspetor Sanitário do Estado de São Paulo.

Reconhecido por seu papel na Neurologia Brasileiro, ao Dr. Enjolras Vampré foi concedida a honraria de Patrono da Cadeira 49

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.