Biblioteca

Biblioteca Alfredo do Nascimento

Catálogo on-line

Desde a sua fundação, a Academia Nacional de Medicina (ANM) vem compondo um rico acervo bibliográfico ligado à medicina brasileira com o objetivo de divulgar para a população os avanços na área da saúde e preservar a história da ANM para as próximas gerações de Acadêmicos e profissionais interessados no assunto.

Visando cumprir essa missão, ainda no século XIX, o então Secretário Geral (1895-1896) o Acad. Alfredo Nascimento incentivou seus pares a doarem livros e documentos para a instituição. Com crescentes doações, o Acadêmico empenhou-se incansavelmente na criação de um novo espaço para abrigar esses valiosos materiais, e sua dedicação resultou na fundação da Biblioteca da ANM em 14 de abril de 1898. Com a mudança para o prédio sede da instituição em meados do séc. XX, o setor recebeu o nome de seu maior incentivador e ex-presidente Acad. Alfredo Nascimento.

Consolidado como uma das principais fontes de informação da história da saúde pública e da medicina brasileira, a Biblioteca segue preservando assim a memória registrada e disponibilizando suas obras e estudos científicos aos usuários/pesquisadores.

Neste rico acervo podem-se encontrar diversas coleções como Obras Raras; Periódicos; Memórias dos Acadêmicos; Teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (séc. XIX/XX); os Anais da Academia Nacional de Medicina, além de outros.

A coleção de Obras Raras é composta por aproximadamente 2.300 volumes, selecionados e indicados conforme critérios nacionalmente estabelecidos para identificar sua raridade e singularidade. Este acervo excepcional, abrangendo os séculos XVII ao XX, está acessível através do catálogo publicado em 2010, o qual faz parte do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR) da Fundação Biblioteca Nacional.

Na seção de Periódicos, é possível encontrar grandes títulos nacionais e internacionais com quase dois séculos de produção, oferecendo uma rica fonte de informação e reflexão sobre diversos temas ao longo do tempo. Esses periódicos representam uma parte significativa da história editorial e intelectual, abrangendo uma ampla gama de assuntos e contribuindo para a compreensão dos contextos sociais, políticos, culturais e científicos de suas épocas.

A coleção Memórias oferece uma seleção de trabalhos científicos inéditos, os quais representam um dos requisitos fundamentais para a admissão de médicos como Membros Titulares dessa prestigiada instituição. Esses trabalhos não apenas enriquecem o acervo, mas também proporcionam visão valiosa sobre o desenvolvimento da medicina ao longo do tempo, refletindo o compromisso contínuo com a pesquisa e a excelência profissional na área médica.

A coleção Teses da Faculdade de Medicina contém parte deste material produzido entre 1831 e 1931 na faculdade de medicina da atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, retratando não apenas a evolução da prática médica ao longo do tempo, mas também o papel crucial desempenhado pela instituição na formação e pesquisa médica no Brasil.

Os médicos que estabeleceram vínculo com a Academia produziram dissertações especiais que foram coletadas e agrupadas, formando assim a coleção hoje denominada TD – Trabalhos Diversos. Esse material também guarda sua importância científica para consulta, onde seu conteúdo fornece material para questionamentos atuais.

Desde 1831, a ANM publica o periódico médico inicialmente sob a denominação de Semanário de Saúde Pública, no qual são transcritos os trabalhos de seus membros e convidados, discussões levantadas e tratadas nos encontros, fatos históricos e também divulga os pareceres das consultas às questões solicitadas pelo governo. Durante a sua circulação assumiu vários títulos denominando-se hoje os Anais da Academia Nacional de Medicina.

Essas valiosas coleções não apenas preservam o legado histórico e científico da medicina, mas também oferecem uma fonte contínua de inspiração e conhecimento para profissionais da área e pesquisadores interessados em explorar as raízes e evolução dessa disciplina vital.


Dias e horários de funcionamento:
segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h. 

Consultas ao acervo devem ser agendadas por:
E-mail: centrodamemoriamedica@anm.org.br
Telefone (21) 3970-8150


Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.