Arquivo

Arquivo Sergio d’Avila Aguinága

Pesquisa on-line

A Academia Nacional de Medicina é uma instituição cultural científica criada em 1829 com a função de integrar e atuar na evolução da medicina no Brasil. Em seus quase dois séculos de fundação, a Academia Nacional de Medicina possui um acervo arquivístico rico em informações relacionadas não só à história da medicina e da ciência brasileira, mas aos importantes acontecimentos da história política e social do Brasil.

Nesta instituição estão documentos dentre estes o atestado de óbito do Imperador Dom Pedro II, datado em Paris em 5 de dezembro de 1891, é um exemplo de documentos raros que o Arquivo da Academia Nacional de Medicina possui. Como este, há outros documentos raros como a foto de Madame Durocher, a parteira da família real portuguesa, que foi a primeira mulher a integrar a Academia Nacional de Medicina.

Além de fotos históricas, há a ata de fundação da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, em 30 de junho de 1829 e decreto que aprova a Fundação da referida instituição e seu respectivo estatuto (Marques de Caravellas – Palácio do Rio de Janeiro, em 30 de Janeiro de 1830), com autorização por escrito de Sua Majestade Imperial Dom Pedro I.

O Arquivo foi fundado em 2005 recebendo o nome do seu maior idealizador e incentivador o Ex-Presidente Acadêmico Sergio d’Avila Aguinága. Tornou-se uma unidade independente, representando a estrutura fundamental para o desempenho administrativo e preservação da memória institucional e da medicina brasileira. 

Seu acervo preserva documentos textuais (diplomas, pareceres, atas, plantas, relatórios, boletins, estatutos, regimento, livros de presença, dossiês, recortes de revistas, jornais, correspondência), documentos iconográficos (fotografia, negativos de 35 mm, slides), documentos audiovisuais (fitas betacam, DVDs, VHS) e documentos sonoros (fitas cassetes) que registram as atividades da instituição, funções e ações de seus membros, e outras personalidades da ciência e da medicina. 


Dias e horários de funcionamento:
segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. 

Consultas ao acervo devem ser agendadas por:
E-mail: centrodamemoriamedica@anm.org.br
Telefone (21) 3970-8150


Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.