Academia Nacional de Medicina participa de momento histórico para Faculdades de Medicina do Brasil e Portugal

20/09/2018

Em viagem a Portugal, o Presidente Jorge Alberto Costa e Silva participou, no dia 12 de setembro de 2018, de cerimônia histórica realizada na Universidade de Lisboa. Junto aos Drs. Roberto de Andrade Medronho e Antonio José Ledo Alves da Cunha – respectivamente atual e ex-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Presidente testemunhou a assinatura de um acordo de cooperação entre esta instituição e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O Dr. Fausto Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, expressou júbilo pela representação da Academia Nacional de Medicina neste momento solene, que congrega duas das mais importantes instituições de ensino médico do mundo, ressaltando a importância da cooperação entre países lusófonos.

O Presidente Jorge Alberto Costa e Silva junto aos Drs. Roberto Medronho, Fausto Pino e Antonio José Ledo Alves da Cunha, após a assinatura do convênio

No dia 9 de agosto de 2018, foi criada na ANM uma comissão para as atividades de celebração dos 210 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ, para a qual foram designados os Acads. José Galvão-Alves, Antonio Egidio Nardi e Ricardo José Lopes da Cruz. Dentre as atividades a serem desenvolvidas está uma Sessão Solene a ser realizada no notável Salão Miguel Couto, localizado na sede da instituição, no Rio de Janeiro. A Faculdade, criada pelo príncipe regente D. João em 5 de novembro de 1808, é a segunda instituição mais antiga do ensino médico no Brasil – a mais antiga é a Faculdade de Medicina da Bahia, criada em fevereiro do mesmo ano.

O momento é histórico também para a Academia Nacional de Medicina, que assiste a expansão contínua do recém-criado Núcleo de Relações Institucionais, instaurado pela Diretoria da gestão do biênio 2017-2019 com o objetivo de fomentar a interação da ANM com instituições nas mais diversas áreas, por meio do estabelecimento de acordos de cooperação, que incluem troca de informações e a realização de atividades científicas. Dentro deste contexto, também foram iniciadas as conversas para o fortalecimento das relações entre ANM e instituições portuguesas associadas à área da Saúde, como a Academia Nacional de Medicina de Portugal e a própria Universidade de Lisboa.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.