Academia Nacional de Medicina recebe visita de representantes da Columbia University

26/09/2017

Uma comitiva da Universidade de Columbia (Nova Iorque, Estados Unidos) realizou visita ao Brasil entre os dias 25 e 28 de setembro, com o objetivo de apresentar a Mailman, Escola de Saúde Pública da instituição, fundada em 1922.

A agenda da visita tem como principais objetivos a promoção do Programa Global de Saúde no Brasil e o desenvolvimento de cooperação com diversas instituições científicas e de Saúde no Brasil. Contando com a colaboração da Fundação Lemann, o chamado Columbia Global Centers – que possui unidades em países como Índia e Amã e com uma unidade no Rio de Janeiro – está desenvolvendo estratégias gerais de divulgação e recrutamento para a Escola, através de bolsas de estudos de diversas categorias, durações e enfoques.

A comitiva, que visitou instituições como a Fundação Oswaldo Cruz, o Hospital Municipal Miguel Couto e as Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de São Paulo (USP), dedicou a tarde de terça-feira (26) à Academia Nacional de Medicina, instituição científico-cultural mais antiga do Brasil, responsável por responder, aconselhar e auxiliar o Governo em questões relacionadas à Saúde Pública. Em reunião realizada no gabinete da presidência, ambas as instituições apresentaram projetos de pesquisa e discutiram o desenvolvimento de um projeto de cooperação institucional.

Além desta reunião, o Dr. Charles Branas (Chefe do Departamento de Epidemiologia da Mailman) apresentou a conferência “The Disease of Gun Violence”, que integra sua principal linha de pesquisa, ressaltando que, em 2010, nos Estados Unidos, foi registrada a média de uma arma de fogo por habitante, destacando também a tendência de crescimento exponencial nos próximos anos. Salientou também que os Estados Unidos possuem mais armas do que as 10 maiores nações do mundo combinadas, resultando em um quadro alarmante: cerca de 100 mil pessoas baleadas todos os anos e cerca de 30 mil crianças baleadas a cada ano. Além disso, calcula-se que o Governo perca cerca de U$ 100 bilhões em razão da violência armada a cada ano.

O Dr. Charles Branas durante sua apresentação

Em sua apresentação – transmitida ao vivo pelo site da ANM e pelo Facebook da instituição, com mais de 200 acessos – o Dr. Branas propôs que a questão violência armada não deva ser abordada exclusivamente pelos órgãos de Segurança Pública ou Justiça; ela é, antes de tudo, uma questão de Saúde Pública de importância constitucional. Destacou, ainda, que todos estamos vulneráveis aos efeitos da violência por armas de fogo, assim como acontece com doenças como câncer e problemas de coração. Além deste fato, o convidado defendeu que os estudos acerca da violência armada deverão ser financiados e levados ao nível de outros problemas biomédicos e de Saúde Pública.

O Dr. Branas realizou pesquisas que se estendem desde áreas urbanas e rurais nos EUA até comunidades em todo o mundo, incorporando intervenções locais e noções de geografia humana. Seu trabalho pioneiro sobre o acesso geográfico aos cuidados médicos mudou o cenário da saúde nos EUA, levando à designação de novos hospitais e uma série de replicações científicas no âmbito nacional e também em outros países, abordando temas como trauma, câncer, acidente vascular cerebral, entre outros. Sua pesquisa sobre a geografia e os fatores que sustentam a violência armada foram citados em decisões importantes da Suprema Corte dos Estados Unidos. O Dr. Branas também liderou o trabalho científico em larga escala para transformar milhares de terrenos vazios, edifícios abandonados e outros espaços destruídos para melhorar a saúde e segurança de comunidades inteiras.

Vice-Decana da Mailman Escola de Saúde Pública, a Dra. Julie Kornfeld apresentou as oportunidades nos programas de Mestrado e Doutorado da Escola

Na sequência, a Dra. Julie Kornfeld realizou uma Sessão Informativa sobre a história da Mailman School of Public Health e as oportunidades para os cursos de Mestrado e Doutorado disponíveis na instituição. Julie Kornfeld é Diretora de Programas de Saúde Pública do Departamento de Ciências da Saúde Pública e Doutora Auxiliar de Saúde Pública da Miller School of Medicine e foi nomeada vice-Decana de Educação da Mailman Escola de Saúde Pública, da Universidade de Columbia. Como Diretora dos vários Programas de Mestrado do Departamento de Saúde Pública, a Dra. Kornfeld liderou os esforços para transformar os programas educacionais do Departamento e preparar a próxima geração de líderes em Saúde Pública.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.