Afecções Abdominais Agudas no Idoso é tema do Curso de Atualização da ANM

17/09/2015

No dia 17 de setembro, com aula do Acadêmico Samir Rasslan, o Curso de Atualização da ANM abordou as Afecções Abdominais Agudas no Idoso. O palestrante iniciou a aula definindo Abdome Agudo e os tipos mais prevalentes nos idosos. Afirmou que este quadro de dor abdominal demanda definição diagnóstica precisa e confirmação da necessidade, ou não, de procedimento cirúrgico.

O Acadêmico Samir Rasslan debateu com os alunos acerca de como, em seus cotidianos, estes agem no primeiro contato com o paciente com dor abdominal aguda. A importância e aspectos da anamnese (como tipo de dor, localização, início do quadro e outros) e do exame físico, como palpação e ausculta, foram amplamente debatidos.

A seguir, o palestrante classificou os quadros de Abdome Agudo em cinco grandes grupos: inflamatório, obstrutivo, perfurativo, vascular e hemorrágico. Seguindo a mesma linha didática quando do debate da anamnese e exame físico, o Acadêmico Samir Rasslan, neste momento da aula, apresentava uma patologia, de um dos cinco grandes grupos, e perguntava aos alunos quem já tinha vivenciado um caso semelhante. Enquanto os alunos compartilhavam suas experiências, o palestrante explicava a definição, o quadro clínico e as condutas mais apropriadas através de slides e vídeos de cirurgias e procedimentos.

Em linhas gerias, o palestrante afirmou que o diagnóstico deve ser confirmado, principalmente, através de exames de imagens (tomografia computadorizada, ultrassonografia, ressonância nuclear magnética e/ou conjunto de raio-x), de acordo com cada caso clínico. Em relação à conduta terapêutica, o Acadêmico Samir Rasslan afirmou que o tratamento pode ser cirúrgico ou não-cirúrgico. Vários casos clínicos foram apresentados e debatidos com os alunos, principalmente em relação à necessidade, ou não, de cirurgia e às condutas mais específicas nos casos não-cirúrgicos. Por fim, as dúvidas levantadas pelos alunos foram respondidas.

O Acadêmico Samir Rasslan é graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Fez Residência em Cirurgia Geral na Santa Casa de SP. É Mestre e Doutor em Medicina pela Santa Casa de São Paulo e Professor Livre-Docente em Cirurgia pela UNICAMP. É ex-Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e ex-Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é Professor Titular Sênior do Departamento de Cirurgia da FMUSP. Foi Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Panamericana de Trauma. É Fellow do American College of Surgeons.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.