Alunos do Curso de Atualização fazem visita à Academia

23/06/2017

No dia 22 de junho, como parte do Curso de Atualização em Ciências Médicas da ANM, os alunos realizaram uma visita guiada à ANM.

Além de discutir aspectos técnico-científicos da Medicina importantes para o jovem médico, o Curso de Atualização também tem como objetivo apresentar discussões referentes à Ética Médica, História da Medicina, Saúde Pública e Metodologia da Pesquisa. E, dentro deste escopo, foi idealizada a atividade “Visita à ANM”, que consistiu em um tour guiado à Academia, conduzida pelo Acadêmico Omar da Rosa Santos, mostrando e debatendo aspectos históricos da Instituição e da Medicina no Brasil.

Omar da Rosa Santos é graduado em medicina (UNIRIO), especialista em Reumatologia e Nefrologia, Livre-docente em Clínica Médica e Nefrologia (UNIRIO), foi Professor-titular de Clínica Médica e Chefe da Divisão Médica do Hospital Gafree-Guinle (UNIRIO). É membro de várias instituições científicas e literárias, como a Academia Fluminense de Medicina e a Academia Carioca de Letras. É membro titular da ANM, ocupando a cadeira nº 17.

A Visita se iniciou no hall de entrada da ANM, onde o palestrante expôs, durante alguns minutos, aspectos históricos do Brasil-Império, das premissas para a criação da Instituição e da sua fundação (em 1829, ainda no Império). Também foram expostos sua missão e alguns aspectos do seu funcionamento cotidiano.

O Acadêmico Omar da Rosa Santos apresentou importantes aspectos da Academia Nacional de Medicina durante a visita guiada

Ainda no hall de Entrada, o palestrante se deteve na coleção de bustos de importantes figuras da medicina no Brasil, que ali está presente. Esta coleção, além do intrínseco valor histórico e artístico que possui, dá ao hall de entrada da Academia uma beleza e imponência sem igual. Figuras de médicos importantes da História da Medicina Brasileira, como Fioravanti Alonso di Piero, Antônio Fernandes Figueira, Mário Pinotti e outros, estão ali retratados, e o Dr. Omar da Rosa Santos contou aos alunos um pouco da história destes brilhantes médicos.

A coleção composta de todos os volumes dos Anais da Academia Nacional de Medicina, publicação científica mais antiga do Brasil, com produção regular desde 1830, que se encontra no hall de Entrada, também foi mostrada e comentada.

A visita seguiu pelo Salão Principal, onde ocorrem os Chás Acadêmicos das quintas-feiras, além de festas, eventos e jantares de confraternização. O Dr. Omar da Rosa Santos nos contou estas histórias, além de expor interessantes detalhes do mobiliário ali presente e dos quadros do Salão Principal.

Em relação aos quadros, o professor nos transmitiu informações muito pitorescas e interessantes sobre os três principais quadros do Salão: o primeiro retratando a outorga da licença para o funcionamento da primeira faculdade de medicina do Brasil, em Salvador; o segundo que retrata a reunião para a fundação da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro; e o último retratando a primeira campanha de Saúde Pública no Brasil, organizada por Oswaldo Cruz.

Quanto às peças ali expostas, o palestrante deu destaque para a Cadeira utilizada pelo Imperador D. Pedro II, quando este comparecia às Sessões da Academia.

Seguindo a Visita, o palestrante levou os alunos à Sala dos Acadêmicos, onde estes se reúnem de modo informal, para conversarem, trocarem ideias e opiniões. A Sala é composta por um mobiliário moderno, com mesas para reuniões, local para leitura e computadores com acesso à internet.

Após a visita à Sala dos Acadêmicos, o Dr. Omar da Rosa Santos levou os alunos à Sala da Presidência. Na ante-sala da Presidência, mostrou aos alunos que havia ali quadros, com pintura à óleo, de todos os Presidentes da República que visitaram a ANM durante os seus mandatos. Já na Sala da Presidência, explicou alguns aspectos do mobiliário, com destaque para os quadros que retratavam alguns dos ex-Presidentes da Instituição.

No Auditório Principal, denominado Salão Miguel Couto, local onde se realizam as Sessões da ANM, o palestrante explicou como ocorrem as Sessões, a forma como se dá o debate, o estilo e a tradição da Academia para a discussão de problemas da saúde no Brasil.

O Auditório menor, localizado no andar superior, além da Seção Administrativa, também foram visitados pelos alunos.

Por fim, os alunos foram informados que os espaços que compõem o Museu, a Biblioteca e o Arquivo da ANM estão em obras. O local, apesar de estar em construção, já está com sua formatação e organização adiantadas e foi visitado pelos alunos, que receberam explicações de como estes setores funcionarão, tendo como objetivo não só preservar a História da Medicina e da Instituição, como também ser uma área de exposição e contato com pesquisadores e o público em geral.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.