Aperfeiçoamento na cirurgia de tumores renais

02/12/2013

O pesquisador da UFF, Marco Aurélio Pereira Sampaio, apresentou, no dia 28/11, recentes progressos na busca por melhores modelos animais de experimentação para o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas mais modernas para a retirada parcial do rim – fundamental para aperfeiçoar e sofisticar a remoção de tumores renais.

Até o momento, o modelo mais usado é o porco. Porém, sua equipe mostrou que a vascularização do polo superior do rim no porco é diferente dos humanos. Durante a cirurgia de retirada desta porção de rim em humanos, é muito comum ocorrer a lesão da artéria retropiélica, que passa por caminhos diferentes nas duas espécies. Quando essa artéria é atingida, uma parte significativa do rim remanescente é prejudicada, pois fica sem irrigação sanguínea. Em trabalhos recentes, o grupo observou que o rim de bovino apresenta a morfologia dessa região mais semelhante à humana.

Outro aspecto no qual o porco não é um bom modelo é na cicatrização do sistema coletor (que escoa a urina para o ureter). Neste caso, as ovelhas apresentam fisiologia mais semelhante à humana. No entanto, o cirurgião veterinário adverte que o modelo do porco ainda deverá permanecer como a mais usual, porém, com algumas ressalvas.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.