Brunno von Ristow toma posse como Honorário Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina

27/10/2015

Em Sessão Solene realizada na última terça-feira, 27 de outubro de 2015, o Dr. Brunno von Ristow, Chefe Emérito de Cirurgia Plástica do California Pacific Medical Center, em San Francisco (EUA), tomou posse como Honorário Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina diante de Acadêmicos, familiares e amigos. Conduzido ao Anfiteatro Miguel Couto por uma comissão formada pelos Acadêmicos Carlos Giesta, Celso Portela, Glaciomar Machado, Octavio Vaz, Sérgio Novis e Arno von Ristow, seu irmão, o Dr. Brunno von Ristow recebeu as insígnias Acadêmicas do Presidente Francisco J. B. Sampaio.

Em seu discurso de saudação, o Acadêmico Claudio Cardoso de Castro se referiu ao empossado, seu colega de turma no curso de Medicina na UFRJ, como um “expoente da cirurgia plástica mundial”, que agora passa a compor, junto a ele próprio e aos Acadêmicos Talita Franco e Ivo Pitanguy, o seleto grupo de cirurgiões plásticos da Academia Nacional de Medicina. 

Ao proferir seu discurso de posse, o Dr. Brunno von Ristow, após apresentar um pouco de sua vida pessoal e profissional, afirmou que ser Honorário Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina é “uma das maiores honras de sua carreira, estando muito agradecido por ser parte desta prestigiosa e ilustre Academia”.

Ao final da cerimônia, o Presidente Francisco Sampaio destacou que o Dr. Brunno von Ristow é “o típico exemplo do que a Academia Nacional de Medicina deve ter como Honorário Estrangeiro: uma figura de renome mundial, cuja principal característica durante a carreira foram os conceitos sólidos em todos os seus procedimentos cirúrgicos, de tal ordem que muitos destes são conhecidos pelo nome de ‘von Ristow’”. Em seguida, Acadêmicos e convidados interagiram e cumprimentaram o novo Acadêmico durante coquetel no Salão Nobre da instituição.

Brunno von Ristow nasceu em Brusque (SC), mas desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos. Formado em 1966 na UFRJ, iniciou seus treinamentos com o Acadêmico Ivo Pitanguy e, na sequência, foi aprovado como residente no Programa de Cirurgia Geral do The New York Hospital – Cornell Medical Center. Entre 1971 e 1973, fez residência no Instituto de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da New York University (NYU). A partir de 1973, depois de se mudar para San Francisco, passou a trabalhar no California Pacific Medical Center, se tornando, em 1974, Chefe de Cirurgia Plástica da instituição, cargo que ocupou até 1992. O Prof. Brunno von Ristow sempre foi reconhecido, ao longo de sua vida profissional, por excelentes resultados em cirurgias de rejuvenescimento facial, em virtude de sua difícil detecção, e por seu pioneirismo em novas técnicas cirúrgicas, transformadas em práticas padrão na atualidade.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.