Cirurgia Bariátrica e a reversão das doenças associadas

31/10/2014

A forma como a cirurgia bariátrica atua na reversão das doenças associadas à obesidade mórbida, como a diabetes do tipo 2, foi o objeto da conferência “Cirurgia Bariátrica e Modificações Metabólicas”, apresentada, na última quinta, 30, na sede da Academia Nacional de Medicina (ANM) pelo professor Cid Pitombo, mestre e doutor em cirurgia e também membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Apresentado pelo acadêmico José Galvão Alves, em mesa presidida pelo acadêmico Francisco J. Sampaio, Pitombo é o coordenador do Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, criado em 2010, que já realizou o procedimento em cerca de 1000 pacientes. Em sua apresentação, o médico alertou para o crescimento exponencial da obesidade mórbida, no caso brasileiro principalmente entre a população mais pobre. “A solução para o problema é esclarecer sobre a cirurgia, sem banalizá-la, e ao mesmo tempo bater na tecla da prevenção”, disse.

Pitombo é organizador do livro “Obesity Surgery – Principles and Practice”, editado em 2008 em Nova Iorque pela McGraw-Hill, com distribuição mundial. Um exemplar da obra, com 48 capítulos, incluindo os maiores nomes mundiais da cirurgia bariátrica, foi doada para a biblioteca da ANM.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.