Foro Iberoamericano sobre Coronavirus

07/05/2020

A pandemia da desigualdade e a vulnerabilidade dos cidadãos; confinamento, saúde mental e violência; a disponibilidade de testagem em massa e as curvas epidemiológicas; os diferentes sistemas de saúde e opções de tratamento; os governos e as ações econômicas. Estes foram alguns dos temas abordados por 10 academias de medicina de países da América Latina e mais Portugal e Espanha durante cinco horas de debates online, no dia 07 de maio de 2020.

Promovido pela Academia Nacional de Medicina, o Fórum Ibero-Americano de Covid-19 reuniu Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Equador, Uruguai, além de Portugal, Espanha e Brasil.

Do encontro, os mais de 150 participantes puderam identificar estratégias de sucesso contra a Covid-19 adotadas em países como Portugal, Costa Rica e Uruguai e o que levou a situações críticas como no Equador.

Ao final, os representantes das academias de medicina decidiram redigir um documento sobre saúde e desigualdades em países mais pobres e emergentes, ressaltando que a ciência e a medicina têm papel preponderante contra as desigualdades e na busca de soluções para epidemias ou pandemias como a Covid-19.

As sessões científicas estão disponíveis no canal da Academia Nacional de Medicina no YouTube em https://bit.ly/3eByjYS.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.