Gastroenterologista Flávio Quilici toma posse como Honorário na Academia Nacional de Medicina

12/09/2017

A noite de terça-feira (12) teve ares de solenidade para família, amigos e colegas de trabalho do renomado gastroenterologista Flávio Quilici. Em cerimônia realizada no Centro do Rio de Janeiro, o médico tomou posse como Honorário Nacional da Academia Nacional de Medicina, instituição científico-cultural mais antiga do Brasil, fundada em 1829, ainda sob o reinado de Dom Pedro-I. Flávio Quilici havia sido eleito para o cargo em 27 de outubro de 2016 e, na cerimônia de terça-feira, foi saudado pelo ex-Presidente Pietro Novellino, que conduziu a cerimônia mediante a ausência do Presidente Jorge Alberto Costa e Silva, que estava fora do país.

O Dr. Flávio Quilici

De acordo com o seu estatuto, a Academia poderá conceder títulos de Honorário a médicos com mais de quinze anos de diplomado e credenciado por seu notório saber e irreprochável caráter e cujas atribuições e realizações tenham concorrido para o engrandecimento da Medicina ou sejam consideradas de efetivo valor para a humanidade. Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, o Dr. Quilici possui largo histórico de serviços em entidades associativas. É cirurgião emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, membro honorário do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, e já presidiu a Sociedade Brasileira de Coloproctologia e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

O Professor Titular da Disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo e Coordenador do Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da PUC Campinas foi conduzido pela Comissão formada pelos Acadêmicos Orlando Marques Vieira, Glaciomar Machado, José Augusto da Silva Messias e Eduardo Lopes Pontes. Dentre os convidados estavam importantes nomes da Gastroenterologia e diversos dirigentes de Universidades, Hospitais e entidades associativas.

Acadêmicos José Augusto Messias, Glaciomar Machado, o Honorário Flávio Quilici e os Acads. Orlando Marques Vieira e Eduardo Lopes Pontes

Um dos pontos altos da noite concretizou-se quando o novel Honorário proferiu o tradicional Juramento Acadêmico, que fala sobre a lealdade e a fraternidade dos membros da Academia Nacional de Medicina. Na sequência, recebeu do ex-Presidente Pietro Novellino e do Secretário Geral José Galvão-Alves, o Colar e Medalha Acadêmica e o Diploma Acadêmico. Colega de especialidade, coube ao Acad. José Galvão-Alves realizar o discurso de saudação do novo confrade, ocasião na qual ressaltou sua trajetória, desde sua formação na Faculdade de Medicina da UNICAMP até os diversos cargos conquistados. Ao final de sua saudação ao mestre e amigo, José Galvão-Alves afirmou que Flávio Quilici é um médico completo, que se destaca pela simpatia, capacidade de congregar e espírito empreendedor em sua vida pública e pessoal.

Assumindo a Presidência da sessão eventualmente, o ex-Presidente Pietro Novellino fez discurso de encerramento da solenidade. Discorrendo sobre a importância das ações pioneiras do Dr. Flávio Quilici, classificou-o como um líder nato, afirmando que, em qualquer grupo social, o líder é a peça catalizadora das energias e um líder deverá dirigir seus colaboradores com participação espontânea dos mesmos. Em seguida, citou Pierre Weil, salientando que “se o professor não for líder dos seus alunos e estes não o seguirem como mestre, terá ele perdido a metade do seu tempo”.

Família do empossado no coquetel oferecido após a solenidade

O Dr. Flávio Quilici possui graduação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1971. Realizou residência médica em Cirurgia Geral de 1972 a 1973.

Possui Mestrado em Medicina pela UNICAMP com a tese “Estenose Anal – Nova técnica de anoplastia” em 1986 e Doutorado em Clínica Cirúrgica pela UNICAMP com a tese “Anastomose Mecânica e Manual em Reto Extraperitoneal – Estudo Experimental Comparativo em Cães” em 1988.

É Professor Titular de Cirurgia Digestiva em Concurso na Pontifícia Universidade Católica de Campinas desde 1990. Possui especialização em Cirurgia Geral (1975); Coloproctologia (1976); Endoscopia Digestiva (1983); Cirurgia do Aparelho Digestivo (1991) e em Gastroenterologia (1992). Foi Coordenador do curso de Pós-Graduação de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas de 1998 a 2003.

Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, onde foi Presidente Nacional (1999-2000); Fundador (1976) da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, tendo sido Presidente (2003-2004); Fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva; Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia, de onde foi Presidente da Federada de São Paulo (2013-2014) e Presidente Nacional (2017-2018).

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.