Liderança é Tema de Discussão na Academia Nacional de Medicina

10/03/2016

Liderança é uma palavra constante no campo da administração é tema de discussão permanente entre pesquisadores e estudiosos de diversas áreas de atuação. É um tema de grande importância pois está relacionado com o sucesso ou insucesso de um grupo em alcançar os objetivos propostos.

Várias questões fundamentais foram discutidas e ficaram para mais reflexões:

O que é um líder? Como nasce um líder? Quais as características fundamentais de um líder? É possível tornar-se um líder? Quais as características negativas de um líder? Como se exerce a liderança? Que características devem ser trabalhadas em um líder?

A liderança tem por objetivo conduzir um grupo na busca de resultados, sendo que “desenvolver” pessoas é premissa da liderança.

Peter Drucker, austríaco, nascido em Viena e radicado nos Estados Unidos até o final da sua vida, é considerado o “papa” da administração moderna, com mais de trinta livros publicados sobre o assunto. Para ele, a única definição de líder é alguém que possui seguidores. Alguns indivíduos são pensadores, outros profetas. Os dois papeis são importantes e necessários, mas sem seguidores não há líderes”. 

Presidente Francisco Sampaio e Acadêmico Samir Rasslan

Um aspecto que foi discutido é se o exercício da liderança é diferente em função das características do grupo ou do campo de atuação. A base ou os princípios do exercício da liderança são comuns em qualquer área do conhecimento, com particularidades em cada uma delas.

Na Medicina, em particular, o líder tem a enorme responsabilidade de treinar e formar as futuras gerações, sendo que ele é reconhecido por suas ideias, por seus ideais e seguido por suas ações. O líder acima de tudo deve ser um exemplo.

Discussão com a Bancada Acadêmica. Acad. José Coura fazendo comentários

Ficou como mensagem que um verdadeiro líder deve congregar as seguintes características/habilidades fundamentais: humildade / autocrítica / responsabilidade, carisma, coibir desavenças, honestidade. Também, foi apresentado que os principais aspectos/características negativas de um líder são: prepotência / impor liderança, ser centralizador / faltar com o dialogo, praticar autopromoção, não saber o que ocorre, ironizar falhas e sufocar novas lideranças

Neste momento em que nosso país tem carência de líderes e exemplos a serem seguidos, principalmente na política, a discussão sobre liderança na Academia Nacional de Medicina foi rica e atraente, pois a Instituição congrega uma plêiade de líderes nos diferentes campos do conhecimento médico.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.