Luta contra os mitos do câncer

26/01/2014

O acadêmico Daniel Tabak assinou artigo de opinião no jornal O Globo do dia 25/01/2014, no qual discute alguns mitos relacionados ao câncer.

“Para este mal não existe tratamento” e “Eu não tenho direito a tratamento do câncer.”

Segundo ele, o primeiro mito precisa ser vencido. “Em 2014, a UICC (Union for International Cancer Control) promoverá diversas ações necessárias para impedir que 84 milhões de indivíduos morram nos próximos 10 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer mata mais que a Aids, a malária e a tuberculose juntas!”

Tabak ressalta também que para combater o segundo mito – “Eu não tenho direito a tratamento do câncer”, “a UICC pretende eliminar a disparidade e garantir o tratamento adequado a todos os indivíduos…”. No Brasil, segundo ele, o governo decretou prazo de 60 dias para o início do tratamento após o diagnóstico de qualquer tipo de câncer, mas ele adverte que faltou combinar com as células tumorais o limite máximo de tempo para que o diagnóstico preciso fosse estabelecido.

Para ler na integra o artigo do acadêmico Daniel Tabak, entre no site do Jornal O Globo em http://glo.bo/1eq4Ydr

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.