Marcelo Marcos Morales toma posse como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina

14/06/2016

Em Sessão Solene realizada na terça-feira, 14 de junho, o Professor Dr. Marcelo Marcos Morales, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) tomou posse como Membro Titular na Academia Nacional de Medicina. Diante de auditório repleto de familiares, amigos, colegas de trabalho e Acadêmicos, o Professor foi conduzido pela Comissão formada pelos Acadêmicos Antônio Paes de Carvalho, Eliete Bouskela, José Jesus de Camargo, Marcello Barcinski, Patrícia Rocco, Sérgio Bydlowski e Wanderley de Souza. Após proferir o tradicional juramento Acadêmico, que fala sobre a lealdade e a fraternidade dos membros da Academia Nacional de Medicina, Marcelo Marcos Morales recebeu do Presidente Acadêmico Francisco Sampaio, o colar e medalha e diploma Acadêmico.

Presidente Francisco Sampaio entrega diploma acadêmico a Marcelo Marcos Morales

A saudação do novel Acadêmico ficou a cargo da Acadêmica Patrícia Rocco, que, em seu discurso, além de apresentar a trajetória profissional do empossado, ressaltou características de sua personalidade como sua curiosidade, organização e perfeccionismo. Ao fim de sua saudação, a Acadêmica fez leitura de trecho de crônica escrita pelo Acadêmico José Jesus de Camargo intitulada “O Que Não Cabe no Currículo”, que narra os motivos pelos quais o Acadêmico Marcelo Marcos Morales abandonou a prática clínica para se dedicar à pesquisa.

Iniciando seu discurso de posse, o Acadêmico Marcelo Marcos Morales agradeceu ao Presidente Acadêmico Francisco Sampaio pela gentileza com a qual foi recebido na ocasião de sua inscrição. Segundo o Professor, a decisão de decidir concorrer à vaga na Academia Nacional de Medicina não foi fácil, mas que todos os passos deste processo o fizeram amadurecer.

Após apresentar breve histórico da cadeira que passa a ocupar (Cadeira nº 93), fez agradecimentos à Comissão, à saudação da Acadêmica Patrícia Rocco e proferiu palavras emocionadas ao falar de sua família. O Professor Marcelo Marcos Morales, que toma posse como 661º Acadêmico, torna-se o Membro Titular mais jovem da instituição.

Mesa diretora composta por Edson Watanabe (Diretor da COPPE/UFRJ), Acad. Pietro Novellino, Acad. Antonio Egidio Nardi, Acad. Francisco Sampaio (Presidente), Hernan Chaimovich (Presidente do CNPq), Jorge Guimarães (Presidente do EMPRAPII) e Egberto Gaspar de Moura (Pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da UERJ)

Ao final da solenidade, o Presidente Acadêmico Francisco Sampaio lembrou a campanha serena realizada pelo Acadêmico, ressaltando os inúmeros títulos e a determinação do mesmo para integrar a Academia Nacional de Medicina. Ao final dessa breve saudação, fez leitura de trecho da “Oração a nossos pares”, do inesquecível Acadêmico Álvaro Cumplido de Sant’Anna, que, segundo o Presidente, resume tudo aquilo que um Acadêmico deve ser e deve fazer por esta casa. Segue:

“Quem não trabalha pela Academia quando nela ingressa é como se deixado houvesse no vestíbulo a própria honra. Quem não se esforça pela Academia quando nela é recebido juntando um tijolo trai a sua esperança. Serás um judas que iludiu a sua confiança. Atraiçoa os que fraternalmente o acolheram. Roubou a vez a um possível justo, a todos enganando. Na Academia só não será grande quem já nasceu para continuar pequeno. Para isso suceder, o imprevisível aconteceu. Não cremos que alguém haja traído o juramento que prestou após as muitas lutas que travou para conseguir atravessar o peristilo do sodalício. Se despreparado venceu foi mercê de doloroso equívoco, o que não é próprio dela, a Casa desejada. O peristilo é grandioso, mas é próprio da natureza humana tentar alcançar o que parece inatingível.”.

O Professor Marcelo Marcos Morales possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É atual Secretário Geral e Ex-Presidente da Federação Latino Americana de Sociedades de Biofísica (LAFeBS), Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) e seu atual Secretário Geral. Ex-Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Ex-Presidente da Comissão de Ética com Animais da UFRJ, Presidente Eleito da União Internacional de Biofísica (IUPAB) para o triênio 2017-2020, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Latino Americano de Biofísica (POSLATAM – ligado a IUPAB), Secretário da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), Secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Como Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem sua linha de pesquisa centrada na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular e Biologia Molecular. É atual Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.