Maurício Augusto Silva Magalhães Costa e Paulo Hilário Nascimento Saldiva são eleitos Membros Titulares da ANM

19/04/2018

Em Sessão Secreta da última quinta-feira, 19 de abril, os candidatos Maurício Augusto Silva Magalhães Costa e Paulo Hilário Nascimento Saldiva foram eleitos Membros Titulares da Academia Nacional de Medicina. A Sessão contou com a presença de 70 Acadêmicos, entre Membros Titulares e Eméritos, além de 29 votos por correspondência.

O Professor Maurício Augusto Silva Magalhães Costa ocupará a Cadeira de nº 79 da Secção de Cirurgia, cujo Patrono é Olympio Arthur Ribeiro da Fonseca. A Cadeira foi ocupada anteriormente pela Acadêmica Anna Lydia Pinho do Amaral, falecida em 25 de junho de 2015.

Os Drs. Paulo Saldiva e Maurício Magalhães, durante o coquetel realizado no Salão Nobre

Maurício Augusto Magalhães Costa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1981. Especializou-se em Ginecologia, Obstetrícia e Oncologia Ginecológica em instituições nacionais e internacionais. Possui centenas de produções bibliográficas relacionadas a temas de sua especialização, tendo atuado como médico e professor de renomados hospitais e universidades brasileiros. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa em diversas instituições do Brasil, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Cadeira de nº 98, da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina, cujo Patrono é o Dr. Adolpho Frederico Luna Freire, será ocupada pelo Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva. A Cadeira foi previamente ocupada pelo saudoso Acadêmico João Pedro Escobar Marques-Pereira, falecido em 06 de junho de 2017.

Paulo Saldiva nasceu em 12 de julho de 1954, em São Paulo (SP). Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, onde atua como professor titular do Departamento de Patologia, desde 1996. O médico desenvolve pesquisas sobretudo nas áreas de fisiopatologia pulmonar e poluição atmosférica, é membro do Comitê de Qualidade do ar da Organização Mundial de Saúde e pesquisador do Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Organizou o livro “Saúde e Meio Ambiente: o desafio das metrópoles”, lançado em 2011.

Encerrada a eleição, foi realizado tradicional coquetel com os candidatos eleitos no Salão Nobre da Academia Nacional de Medicina, ocasião na qual receberam os cumprimentos dos Acadêmicos e convidados.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.