Mauricio Younes Ibrahim é empossado Membro Titular em Sessão Solene da ANM

25/09/2018

Tomou posse no dia 25 de setembro último, como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, o nefrologista Mauricio Younes Ibrahim, que ocupará a Cadeira de nº 2 da Secção de Medicina. A cadeira foi ocupada anteriormente pelo Acadêmico Sérgio Augusto Pereira Novis, que passou à categoria de Membro Emérito em 20 de outubro de 2016.

A mesa diretora da Sessão Solene de Posse foi composta pelos Drs. Manoel de Almeida Moreira Filho, Leslie Aloan, os Acads. Ricardo Cruz, Pietro Novellino e Sergio Novis e os Drs. Luiz Augusto Pinheiro e Hilton Koch

Diante de Acadêmicos, familiares e amigos, o homenageado foi introduzido no Anfiteatro Miguel Couto por Comissão de Honra formada pelos Acadêmicos Adolpho Hoirisch, Aderbal Sabrá, José Carlos do Valle, Manassés Claudino Fonteles, Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda e José Luiz Gomes do Amaral. Sua consagração como Membro Titular aconteceu após juramento Acadêmico e entrega do colar e medalha Acadêmicos pelo ex-Presidente da ANM Pietro Novellino, e do Diploma, pelo Acadêmico Sérgio Novis, seu antecessor na Cadeira.

A saudação ao Novel Acadêmico foi realizada pelo confrade Omar da Rosa Santos, que iniciou seu discurso agradecendo a distinção de receber e saudar o Acadêmico Mauricio Younes Ibrahim. Versou a respeito de sua própria Cerimônia de Posse para ilustrar a emoção que o homenageado da noite estaria sentindo e lhe desejou as boas-vindas em nome de seus pares, declarando que agora este seria também “abraçado pelo manto da imortalidade acadêmica”. Em seguida discorreu sobre os imortais que já ocuparam a Cadeira de nº 2, afirmando que dali em diante, Dr. Ibrahim integraria o “hall de personagens alinhados aos cânones da filosofia da física”.

Acad. Omar da Rosa Santos, orador da Academia Nacional de Medicina e paraninfo do novel Acadêmico Mauricio Younes

O Acadêmico Omar da Rosa Santos comentou os atributos e trajeto do homenageado até o fim de sua campanha, elucidando seu currículo, sua carreira profissional e sua produção técnico-científica. Abordou ainda aspectos da personalidade e da vida pessoal de Mauricio Younes, ressaltando sua fidelidade à verdade – “sempre fiel aos valores humanos e profissionais” –, seu caráter humilde, perseverante e tolerante, sua temperança e gratidão. Declarou a respeito do colega de especialidade e ex-aluno, que “nunca sucumbiu ao canto da sereia, preferiu o aplauso da sua própria consciência ao estrugir dos guizos da multidão”.

Dr. Mauricio Younes Ibrahim proferiu seu discurso de posse em seguida, declarando-se honrado por receber tão elevado galardão na noite repleta de júbilo e alegria, ao ser recebido na egrégia casa. O homenageado dissertou sobre seus antecessores na 2ª Cadeira da Secção de Medicina: Joaquim Moreira da Fonseca, Hamilton de Lacerda Nogueira, Milton Fontes Magarão e Sérgio Augusto Pereira Novis. Discorreu ainda sobre o Acadêmico Miguel da Silva Pereira, Patrono da Cadeira de nº 2 e ex-Presidente da ANM (1910/1911), responsável por iniciar a maior campanha de saneamento do Brasil. Em sua homenagem, o então distrito de Estiva foi rebatizado em 1955 com seu nome, sendo hoje a cidade de Miguel Pereira.

Dr. Mauricio Younes Ibrahim

O novel Acadêmico expressou sua gratidão aos nobres companheiros que teve consigo ao longo do árduo e longo caminho até a eleição, destacando o Acad. Sérgio Novis, “estar aqui para sucede-lo foi um presente conspiratório do universo” e seu saudador, Acad. Omar da Rosa Santos, “a emoção transborda em minh’ alma pela generosidade do Acadêmico ao receber-me com sua oratória na Academia Nacional de Medicina. Asseguro que esta distinção já está guardada a sete chaves no meu coração, onde ela eternamente viverá”.

Dr. Younes ressaltou a beleza dos encontros e reencontros, que permitiram a presença de amigos, familiares, colegas de profissão e mentores na solene cerimônia, e agradeceu o incentivo e apoio de todos que estiveram ao seu lado, declarando “ao entrar nesse recinto, egrégio senáculo que chego para receber de vossa generosidade o prêmio máximo de minha carreira de médico, regresso irresistivelmente ao passado, e sinto-me em débito com tantos que impulsionaram-me até esse altar”. Concluiu seu discurso destacando o papel do humanismo na prática médica, enfatizando os laços entre médico e paciente e assumindo o compromisso de contribuir para a perenidade da Academia. Por fim, citou um trecho do discurso de Ana Maria Machado em sua posse como Membro da ABL: “À vida e a todos eu devo por esta hora encantada, não tenho como pagar tamanha gloria alcançada. Só me resta agradecer, os olhos aos céus volver, e graças a Deus render. A todos, muito obrigada”.

Finalmente, o ex-Presidente Acadêmico Pietro Novellino, proferiu discurso de boas-vindas ao homenageado, ressaltando a história da nefrologia no Brasil. Citou indispensáveis nomes da especialidade e marcos de seu desenvolvimento nas competências didática, profissional e científica, além dos avanços em qualidade e quantidade. Destacou o papel social do médico, citando o educador estadunidense, Abraham Flexner, “O médico é um instrumento social. Se não existissem doenças não existiriam doutores. E as doenças têm consequências que de modo imediato, ultrapassam o indivíduo especificamente afetado, uma vez que a sociedade tem como objetivo proteger a si mesma contra a desnecessária propagação de males ou de perigos”.

Ex-Presidente Pietro Novellino e o Acad. Mauricio Younes

Em sua conclusão, o Acadêmico parabenizou Dr. Mauricio Younes Ibrahim, e declarou “Vossa Excelência certamente honrará não só a nefrologia, mas a medicina do nosso País”. Em seguida, o ex-Presidente agradeceu às autoridades presentes que abrilhantaram a cerimônia e solicitou à Comissão de Honra que conduzisse o Novel Acadêmico ao Salão Nobre, encerrando a solenidade e dando início ao tradicional coquetel de recepção.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.