Oswaldo Ubríaco Lopes toma posse como Honorário na Academia Nacional de Medicina

05/05/2016

No dia 5 de maio de 2016, junto com o simpósio sobre a Esporotricose, a Academia Nacional de Medicina teve a honra de realizar a posse do Dr. Oswaldo Ubríaco Lopes como novo Membro Honorário.

O Presidente Francisco Sampaio o saudou e o entregou a medalha e o diploma de Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina.
Acadêmicos Francisco Sampaio (Presidente) e o Acadêmico Oswaldo Ubríaco Lopes (Honorário)

Em seguida, o Prof. Francisco Sampaio convidou o Confrade e Acadêmico Gilberto De Nucci para realizar a saudação oficial do novo Acadêmico nacional, de maneira que o Dr. Nucci descreveu muito bem a trajetória acadêmica do Dr. Ubríaco.

Acadêmico Gilberto De Nucci

O Dr. Oswaldo Ubríaco Lopes graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP em 1961 e cursou especialização em Residência Médica pela Hospital das Clínicas (FMUSP) entre 1961 e 1964.

Ele realizou seu Doutorado pela própria Faculdade de Medicina da USP entre 1961 e 1964, sob orientação do Prof. Ibanez de Carvalho, apresentando tese intitulada “Contribuição ao estudo das alterações intestinais no choque experimental”. E seu pós-doutorado foi na University of London entre 1874 e 1976.

Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São Paulo, atuando sobretudo no Instituto de Ciências Biomédicas. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia de Órgãos e Sistemas e atua, principalmente, em Choque Hemorrágico, Choque Irreversível e Permeabilidade Intestinal.

Hoje é também professor colaborador do Hospital do Rim da Fundação Oswaldo Cruz e pesquisador sênior do CNPq. E é também Membro da Academia Brasileira de Ciências, Membro Emérito da Academia de Medicina de São Paulo e da American Physiological Society.

Acad. Oswaldo Ubríaco Lopes

Foi dito na cerimônia que dentre as pesquisas científicas do Prof. Ubríaco, destaca-se sua experiência com estudos de Choque Experimental, pois o Acad. desenvolveu contribuições fundamentais sobre o entendimento dos mecanismos de ação da solução hipertônica de sódio em tratamentos de choque hipovolêmico.

Dentre os cargos que exerceu na USP salientam-se: professor livre-docente (1978-1981); professor adjunto (1981-1984); professor titular (1984-1992); diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (1986-1989); pró-reitor de pós-graduação (1989- 1992); e coordenador da Câmara de Pós-Graduação (1990-1991).

Dentre outras funções exercidas salientam-se: membro do conselho deliberativo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, (1990- 1992); professor titular de fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, desde 1992); e Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFIS, (1994-1997).

O Dr. Oswaldo Ubríaco Lopes recebeu o Prêmio Carmino Caricchio (medicina e cirurgia de urgência) da Sociedade Médica da Municipalidade de São Paulo (1964) e o Prêmio Lafi de Ciências Médicas – Categoria: Ciências Básicas (1980).

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.