Outorga do Título de Benemérito aos Doutores Pedro Grossi e Mauricio Dinepi

02/03/2016

Na tarde do dia 3 março, em clima de festa e com a presença de diversas autoridades, amigos, familiares e com a bancada de acadêmicos repleta, foram homenageados com a outorga do Título de Benemérito da Academia Nacional de Medicina, o Dr. Pedro Grossi Junior – Diretor Presidente do Jornal do Brasil e o Dr. Mauricio de Castilho Dinepi – Presidente do Jornal do Commercio e da Rádio Tupi.

Mesa Diretora dos Trabalhos

Bancada Acadêmica

Bancada Acadêmica

O Presidente Francisco Sampaio fez uma breve explicação do que significa ser Benemérito da Academia Nacional de Medicina, de acordo com o Regimento da nossa Instituição – A Academia distinguirá as pessoas que concorrem de forma excepcional para o seu engrandecimento. O Título de Benemérito é concedido às pessoas físicas ou jurídicas que lhe prestarem relevantes serviços. As propostas para concessão desses títulos cabem a Diretoria e depois, devidamente justificadas são levadas ao plenário que decidirão sobre elas.

A outorga do Título de Benemérito, habitualmente é realizada durante a solenidade de Aniversário da Academia Nacional de Medicina, em 30 de junho, junto com diversas outras atividades, e por isso não há tempo para manifestações do outorgante e do outorgado.

No caso presente, a Academia idealizou um momento especial, para que os homenageados pudessem se manifestar e receber seus convidados.

A outorga do Título de Benemérito aos Doutores Pedro Grossi e Mauricio Dinepi foi aprovada por aclamação tanto na Diretoria como no plenário.

Em seu discurso, o Presidente Francisco Sampaio, ressaltou que os Doutores Pedro Grossi e Mauricio Dinepi têm colaborado intensamente e despretensiosamente com a Academia Nacional de Medicina abrindo espaço semanalmente no Jornal do Brasil, no Jornal do Commercio e na Rádio Tupi para divulgação das atividades acadêmicas e de documentos informativos importantes para a população leiga e médica. Deu como exemplo dessa parceria a matéria divulgada na Rádio Tupi, Jornal do Brasil e Jornal do Commercio que conseguiu derrubar a Proposta de Emenda Constitucional nº 18 de 2015 que previa a redução do mínimo da receita de impostos a ser investido pelo Estado do Rio de Janeiro em educação, de 35% para 25%, e deixava em aberto o percentual destinado a Uerj (que era de 6%) e reduzia o investimento na FAPERJ de 2% para 1%. Demonstrando a força e a atuação da Academia Nacional de Medicina, com o auxílio inestimável do Dr Pedro Grossi e do Dr. Mauricio Dinepi .

Lembrou que a história da Academia Nacional de Medicina com o Jornal do Commercio vem de longa data. Um dos fundadores da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro (atual ANM), Xavier-Sigaud tornou-se conhecido por sua intensa atividade editorial. Xavier-Sigaud e seu compatriota francês o livreiro Pierre Plancher, tiveram grande importância para a história do livro e da imprensa no Brasil durante o Primeiro Reinado e o período Regencial. Foi deles, a iniciativa de fundar, em 1827, o famoso Jornal do Commercio que se tornaria um dos mais importantes jornais na capital do Império e que existe até os dias de hoje. E encerrou seu discurso dando boas vindas aos Beneméritos Dr. Pedro Grossi e Dr. Maurício Dinepi.

Em um discurso emocionado o Dr. Pedro Grossi disse que os médicos o tocam e principalmente os dessa casa, e que não poderia deixar de prestar uma homenagem especial ao Acadêmico e ex-presidente Aloysio Salles pelo grande médico que foi e que tanto trabalhou pela medicina do nosso país. Em suas palavras os médicos são os verdadeiros artistas da arte da vida.

Dr. Pedro Grossi Jr. – Benemérito da Academia Nacional de Medicina
Lucinha Grossi, Acad. José Temporão e Dr. Pedro Grossi Jr.

O Dr. Mauricio Dinepi disse que recebeu a notícia pelo Presidente da Academia Nacional de Medicina, seu amigo de longa data e seu médico, que tinha sido eleito benemérito junto com o Pedro Grossi para trabalhar pela Academia, o que é uma honraria para ele.

Dr. Mauricio Dinepi – Benemérito da Academia Nacional de Medicina
Desembargadora Maria Regina Nova

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.