Professor Novellino e o legado democrático – 03 de julho de 2015

03/07/2015

A menos de duas semanas de passar o cargo de presidente da Academia Nacional de Medicina ao seu sucessor, o Acadêmico Francisco Sampaio, o professor Pietro Novellino tem o senso do dever cumprido. No balanço das atividades de sua gestão, entre outras realizações, consta a mudança para a antiga sede, reformada e a promoção de 35 sessões ordinárias, além de simpósios, premiações, parcerias, e outros eventos, como “Uma tarde na Academia”, além de uma miríade de compromissos sociais. Pessoalmente, o presidente da ANM participou de 87 solenidades, num esforço incansável de propagar a instituição. Na última quinta-feira, após o processo eleitoral que escolheu o seu sucessor, ele deu a seguinte entrevista:

ENTREVISTA: Professor Pietro Novellino

O que destacaria do legado de sua gestão à Frente da ANM?

Uma coisa importante foi ter mantido o espirito democrático, de agregar os acadêmicos, que considero uma das marcas da nossa gestão. Mas posso destacar várias ações, como a mudança para o novo prédio, que passou por grande reforma. Nossas reuniões, enquanto isso, aconteciam na Academia Brasileira de Ciências e um dos maiores desafios foi o de superar os problemas estruturais e retomar esta casa. No campo médico, priorizamos as sessões cientificas e dar mais visibilidade da ANM junto à sociedade.

Que realizações ainda ocorrerão em seu mandato?

Vamos encerrar o mandato com dois eventos de suma importância. O próximo será um simpósio, em homenagem póstuma, ao Acadêmico Adib Jatene, que contará com a presença das maiores autoridades de cirurgia do coração do País; e o último, “Uma tarde na Academia”, voltado para os estudantes de medicina, é a oportunidade para que estudem casos concretos, conheçam a Academia e participem do chá acadêmico. Também acabamos de inaugurar a sala do acolhimento acadêmico, exclusiva para nossos membros, e já desenhamos o projeto da biblioteca e museu, com construção a ser iniciada em breve.

Que conselho que gostaria de dar ao seu sucessor?

Que tenha paciência para ouvir as reivindicações dos acadêmicos e também manter a instituição no patamar de prestígio que ela desfruta. Mas não será problema para o meu sucessor. O Professor Francisco Sampaio é homem de grande sensibilidade e inegável prestígio médico, acadêmico e cientifico. Ele certamente fará uma grande gestão

texto; Rubeny Goulart

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.