“Sessão da Saudade” da Academia Nacional de Medicina presta tributo ao Acadêmico Gilberto Mendes de Oliveira Castro

23/09/2015
Acadêmico Gilberto Mendes de Oliveira Castro

Na tarde de quinta-feira, 24 de setembro, durante a “Sessão da Saudade”, o Acadêmico Gilberto Mendes de Oliveira Castro, falecido no dia 05 de agosto de 2015, teve vida e obra recordadas por Acadêmicos, familiares e amigos.

Em sua mensagem, o Acadêmico Antonio Paes de Carvalho relatou que conhecia Gilberto Mendes de Oliveira Castro desde a infância e lembrou sua extraordinária pessoa humana. O Acadêmico Marcello André Barcinski, por sua vez, em depoimento emocionado, recordou momentos de sua grande parceria com o homenageado, como companheiro de trabalho e como amigo. Com a voz embargada, saudando o Acadêmico Gilberto Mendes de Oliveira Castro, citou versos atribuídos a Fernando Pessoa:

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis!”

Os Acadêmicos Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda, Sérgio Novis, Antonio Egidio Nardi, José de Jesus Camargo, Hiram Silveira Lucas, Ricardo Cruz e Francisco Sampaio, Presidente da ANM, também lembraram boas histórias vividas junto ao Acadêmico Gilberto Mendes de Oliveira Castro. Ao final da Sessão, Claudia, filha do homenageado, destacou que seu pai, apesar de extremamente dedicado ao trabalho, sempre foi muito presente na vida da família e agradeceu as mensagens de carinho e a iniciativa da ANM.

Gilberto Mendes de Oliveira Castro nasceu em 1940 e, em 1959, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil e no Instituto de Biofísica, a convite do Professor Carlos Chagas Filho. Em 1964, doutorou-se no mesmo Instituto, sob orientação do Acadêmico Antonio Paes de Carvalho. Realizou pós-doutoramento na Columbia University. Seu interesse em comunicação celular levou-o à colaboração com o Acadêmico Marcello André Barcinski.

Foi monitor, instrutor, professor assistente, professor adjunto e professor titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dedicou-se intensamente ao ensino, tendo sido chefe de departamento (por quatro mandatos), coordenador de pós-graduação, vice-diretor e diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica e bolsista 1A do CNPq por 15 anos, tendo cancelado sua bolsa ao assumir o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa na UFRJ. Participou, ainda, do Conselho Técnico e do Conselho Deliberativo da CAPES. Em 1997, tornou-se reitor da Universidade Estácio de Sá. Em 1998, recebeu, da Presidência da República, o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Tornou-se Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 17 de outubro de 1995.

Acadêmicos Antonio Egidio Nardi, Francisco Sampaio e Antonio Paes de Carvalho
Acadêmico Marcello André Barcinski
Familiares do homenageado Acadêmico Gilberto Mendes de Oliveira Castro

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.