Simpósio ANM – Contribuição da genética e das áreas biomédicas para o enfrentamento da Covid-19

PROGRAMAÇÃO
14h

Abertura Simpósio
Presidente da Academia Nacional de Medicina, Acad. Rubens Belfort Jr.
Acad. Marcello Barcinski, Coordenador do Programa Jovens Lideranças Médicas
Prof. Jonas Alex Morales Saute, Programa Jovens Lideranças Médicas, Faculdade de Medicina, UFRGS e Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Profa. Sonia Maria Ramos de Vasconcelos, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), UFRJ, VI Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics, VI BRISPE

BLOCO I Contribuições brasileiras sobre a genética da SARS-CoV-2

14h15 Vigilância genômica de SARS-CoV-2 no Brasil
Dra. Jaqueline Goes de Jesus Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT-USP), Brasil
14h35 Discussão
14h45

Por que algumas pessoas têm formas mais graves de COVID-19? A genética do hospedeiro.
Profa. Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos, Professora Titular da Universidade Federal do Pará, Brasil. COVID-19 Host Genetic Initiative

15h05

Discussão

15h15

Painel com debatedores e palestrantes
Debatedores: Prof. Filippo Vairo
, Programa Jovens Lideranças Médicas, Mayo Clinic, Estados Unidos; Prof. Jonas Saute Programa Jovens Lideranças Médicas, Faculdade de Medicina, UFRGS e Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil

15h45

VI BRISPE panel – Open science and research integrity to boost public trust in research results on COVID-19 in the “fast science”
Ana Marusic
, PhD, Professor and Chair of the Department of Research in Biomedicine and Health at the University of Split School of Medicine, Croatia
Ivan Oransky MD, Vice President, Editorial, Medscape, Professor of Medicine, New York University School of Medicine, United States
Gowri Gopalakrishna
PhD, Department of Epidemiology and Biostatistics, VUmc AMSTERDAM, The Netherlands
Moderators: Prof. Sonia Vasconcelos (IBqM/UFRJ) & Dr. Carmen Penido (FIOCRUZ)(Co-Chairs of the VI BRISPE); Prof. Jonas Saute (Faculdade de Medicina, UFRGS, Programa Jovens Lideranças Médicas, Academia Nacional de Medicina)

17h Intervalo
18h SESSÃO ORDINÁRIA
Presidente ANM, Acad. Rubens Belfort Jr.
18h05 Comunicações da Secretaria Geral
Acad. Ricardo Cruz
18h10

Comunicações dos Acadêmicos

 

BLOCO II: Contribuições brasileiras para desenvolvimento de fármacos e vacinas para SARS-CoV-2

18h30

Alvos moleculares e celulares para desenvolvimento e reposicionamento de fármacos para SARS-CoV-2
Dr. Lucio Holanda Gondim de Freitas Junior
, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo, Brasil

18h50

Desenvolvimento de vacinas para SARS-CoV-2: contexto brasileiro
Dr. Jorge Kalil
, INCOR, Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil

19h10

Debatedores
Prof. Filippo Vairo
, Programa Jovens Lideranças Médicas, Mayo Clinic, Estados Unidos; Prof. Jonas Saute Programa Jovens Lideranças Médicas, Faculdade de Medicina, UFRGS e Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil

19h30

Conversa com Acadêmicos

20h Encerramento

CONTRIBUIÇÕES DA GENÉTICA E DAS ÁREAS BIOMÉDICAS PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Cientistas continuam em busca de respostas eficazes para o tratamento medicamentoso e para imunização vacinal da covid-19. No mundo, há hoje 17 vacinas candidatas em avaliação clínica, sendo duas delas na fase três de teste no Brasil, quando há estudos com humanos. 


A primeira é produzida pela Universidade de Oxford e testada em parceria com a Unifesp. A segunda e recém autorizada pela Anvisa é da empresa chinesa Sinovac Biotech, cujo grupo de controle será testado em uma parceria com o Instituto Butantan. 

O professor da USP, Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do Incor, explicou o estudo que vem sendo realizado com amostras de sangue de 200 pessoas curadas da covid. No soro desses pacientes, são avaliadas regiões da proteína do novo coronavírus e que podem fornecer anticorpos imunizantes. Em paralelo, os pesquisadores testam peptídios e linfócitos T que possam servir de base para pesquisas nacionais de imunização. 

Com relação aos avanços nos estudos com medicamentos, o doutor em microbiologia e imunologia, Lucio Freitas-Junior, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, vê o reposicionamento de fármacos como principal estratégia para um tratamento eficaz e afirma que “é preciso mudarmos a maneira de ver a ciência no Brasil com suporte continuado para trabalharmos preventivamente e estarmos bem preparados para enfrentamentos como este”, afirmou.

O monitoramento de genomas de organismos que causam doenças (virais); a compreensão dos mecanismos de introdução, dispersão e emergência ou reemergência de vírus, além do fornecimento de respostas para questões de saúde foram alguns dos aspectos abordados pela pesquisadora Jaqueline Goes de Jesus, do Instituto de Medicina Tropical, da Faculdade de Medicina, da USP, em mais uma sessão virtual promovida pela Academia Nacional de Medicina, desta vez, realizada no dia 02 de julho de 2020. 

Goes de Jesus participa do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido de Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Cadde), projeto temático que recebe apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.


“Contribuições da genética e das áreas biomédicas para o enfrentamento da covid-19 e considerações sobre a integridade da pesquisa em época de pandemia” foi a temática da reunião, cuja abertura foi do presidente da ANM, Rubens Belfort Jr. 

Participaram ainda do evento, o acadêmico Marcello Barcinski, coordenador do Programa Jovens Lideranças Médicas (JLM); os membros do JLM, Jonas Alex Morales, professor da Faculdade de Medicina do Rio Grande do Sul e Filippo Vairo, da Mayo Clinic, dos Estados Unidos, e a professora Sonia Maria Ramos de Vasconcelos, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ, especialista em integridade científica e publicações científicas.

Vairo ressaltou o grande número de publicações diárias sobre o tema COVID-19:

– São 500 a mil publicações por dia. Por isso, destaco a importância desse evento promovido pela Academia de Medicina para toda comunidade médica e científica.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.