“A Saúde do Brasil em 2030” chama atenção para o futuro do sistema público de prestação de serviços médicos – Sessão de 06 de agosto de 2015

06/08/2015

No dia 06 de agosto, a Academia Nacional de Medicina promoveu, em sua Sessão Ordinária, um debate sobre a prestação dos serviços no sistema de saúde brasileiro nas próximas décadas. Neste sentido, convidou o Prof. José Carvalho de Noronha, médico da Fundação Oswaldo Cruz e coordenador de uma iniciativa de Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro, o projeto “Brasil Saúde Amanhã”, que proferiu a Conferência “A Saúde do Brasil em 2030”.

Na atividade, que contou com a moderação do Acadêmico, e ex-Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o pesquisador da Fiocruz afirmou que, em 20 anos, haverá um aumento de 37% dos gastos públicos com saúde para a terceira idade. De acordo com o conferencista, “diante destas perspectivas, se apresentam três cenários para o país e seu setor de saúde até a década de 2030: o otimista e possível; o pessimista e plausível; e o inercial e provável”.

O Prof. José Carvalho Noronha também discorreu acerca do trabalho “Brasil Saúde Amanhã”, responsável pelos levantamentos que embasaram sua apresentação, assim como a entrevista dada ao canal GloboNews na manhã do dia 06 de agosto. Sob a coordenação do Prof. Noronha desde 2009, o projeto é uma rede multidisciplinar de pesquisa que investiga e propõe caminhos para o país e o setor de saúde no horizonte dos próximos 20 anos. Com mais de 40 cientistas de diversas instituições, o “Brasil Saúde Amanhã” destaca que a população brasileira está envelhecendo cada vez mais, o que certamente aumentará os gastos públicos na prestação de serviços médicos.

Para o Acadêmico José Gomes Temporão, uma das medidas que poderiam ser adotadas para compensar estas despesas seria a elevação de impostos de produtos como cigarro, bebidas alcoólicas, alimentos processados e refrigerantes. Na sequência, teve início um animado debate entre Acadêmicos, alunos e demais convidados sobre as questões levantadas nesta Sessão Ordinária.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.