ANM cria comissão para as atividades dos 210 anos da Faculdade de Medicina da UFRJ

09/08/2018

No dia 9 de agosto, na sede da Academia Nacional de Medicina, foi realizada uma reunião entre o Presidente, Acad. Jorge Alberto Costa e Silva e o Prof. Dr. Alexandre Pinto Cardoso (ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro), que foi acompanhado pelo também Acadêmico Celso Ferreira Ramos Filho. Na ocasião, foram designados os Acads. José Galvão-Alves, Antonio Egidio Nardi e Ricardo José Lopes da Cruz para constituir comissão responsável por colaborar com as atividades científico-culturais a serem realizadas por ocasião dos 210 anos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada pelo príncipe regente D. João, por Carta Régia, assinada em 5 de novembro de 1808, com o nome de Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia e instalada no Hospital Militar do Morro do Castelo.

Em 12 de outubro de 1918, foi inaugurado o seu prédio próprio, na Praia Vermelha. A Faculdade de Medicina funcionou como escola isolada até 7 de setembro de 1920, quando foi criada, por Decreto, a Universidade do Rio de Janeiro. Em 1937, com a criação da Universidade do Brasil, passa a se chamar Faculdade Nacional de Medicina. Em 1973, foi determinada a transferência da Faculdade de Medicina para o Campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, onde se encontra atualmente.

Na gloriosa história da instituição, vale destaque a atuação do Acadêmico Clementino Fraga Filho. Em 1974, foi nomeado diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ. Foi, então, designado pelo reitor Hélio Fraga para presidente da comissão de implantação do Hospital Universitário. Inaugurado o hospital, em 1º de março de 1978, foi seu diretor geral até outubro de 1985.

Em 1986, após aposentar-se no cargo de professor titular, foi eleito professor emérito da UFRJ. Pouco depois, recebeu a medalha de ouro por 50 anos de serviços prestados à universidade e, graças à decisão do conselho universitário, teve seu nome dado ao Hospital Universitário.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.