A ANM e a Construção da Ortopedia Brasileira: do Império à República

A RELAÇÃO DA ANM COM A CONSTRUÇÃO DA ORTOPEDIA BRASILEIRA FOI TEMA DO SIMPÓSIO DESTA SEMANA

Presidente Francisco Sampaio e um dos organizadores do simpósio, Acadêmico Carlos Giesta

A Academia Nacional de Medicina (ANM) e a construção da ortopedia são caminhos que se cruzaram frequentemente, e por isso, se tornou tema do simpósio da última quinta-feira (13). A ANM e a Construção da Ortopedia Brasileira: do Império à República foi uma apresentação dividida em duas partes que transpassou pelos principais momentos dessa especialidade e a sua conexão com a ANM.

A primeira parte foi ministrada pelo Acadêmico Carlos Giesta, responsável por explicar o surgimento da ortopedia no Brasil, a implantação dos seus alicerces nas faculdades, Santa Casas e atendimentos, e quem foram os pioneiros dessa especialidade. Ele destacou a importância de Cândido Barata Ribeiro, que também fez parte da ANM, para que essa área fosse reconhecida no meio médico e como ficaram seus feitos após a sua morte. O Acad. Giesta citou os médicos responsáveis e fundamentais para que o legado tenha sido seguido, como Joaquim Pinto Portela, Achiles de Araújo e José Albano de Carvalho da Nova Monteiro, todos foram membros da ANM.

Acadêmico Karlos Mesquita em sua apresentação

Para a segunda parte da apresentação, o Acadêmico Karlos Mesquita foi o responsável por dar continuidade a essa linha do tempo da ortopedia. Seguindo a partir do José Albano de Carvalho da Nova Monteiro, o Acadêmico apresentou outros médicos que contribuíram com a evolução da ortopedia, a presença dessa especialidade nos hospitais, principalmente nas emergências e nas faculdades. Ele finalizou mostrando a história mais recente da área, sem deixar de citar os mestres atuais: Acad. Paulo Couto, Acad. Carlos Giesta e ele mesmo. 


Após uma apresentação elogiada pelos colegas, o simpósio chegou ao fim. E se deseja conferir tudo na íntegra, visite o nosso canal no Youtube.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.