A Academia Nacional de Medicina abre nesta segunda-feira (1º) as inscrições para o Programa Jovens Lideranças Médicas (PJLM), iniciativa que busca estimular ideias inovadoras e formar profissionais de saúde com perfil de liderança para os próximos cinco anos (2026-2031).
Criado em 2014 e inspirado no modelo internacional Young Physician Leaders, da Rede Global de Academias de Medicina, o programa tem como objetivo fomentar um ambiente colaborativo entre jovens médicos e acadêmicos titulares da ANM, incentivando a geração e a execução de projetos transformadores para a medicina brasileira.
Podem se candidatar médicos brasileiros, natos ou naturalizados, com até 40 anos de idade até dezembro de 2025, que apresentem perfil de liderança em três áreas estratégicas:
Durante o período de vigência, os selecionados deverão cumprir compromissos como: participar de pelo menos 50% das sessões da ANM (presenciais ou virtuais), publicar anualmente nos Anais da ANM e atuar em atividades acadêmicas como palestrantes ou comentadores.
As inscrições estão abertas de 1º de setembro a 31 de outubro de 2025, de forma gratuita e online. Os candidatos devem preencher o formulário disponível no site oficial da ANM (www.anm.org.br) e enviar a documentação exigida para o e-mail admsecretaria@anm.org.br. Entre os documentos solicitados estão:
O resultado final será divulgado em dezembro de 2025, por e-mail aos candidatos e no site da Academia. Os aprovados tomarão posse em 2026, em data a ser definida.
O Comitê de Seleção é presidido pela presidente da ANM, Acad. Eliete Bouskela, e pelo coordenador do PJLM, Acad. Maurício Magalhães, com apoio de membros indicados pela Diretoria da instituição. Para mais informações clique no Edital disponível aqui.