Alergia Alimentar & Autismo

A RELAÇÃO ENTRE ALERGIA ALIMENTAR E AUTISMO É DISCUTIDO EM SIMPÓSIO NA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA

Nesta quinta-feira (23), a Academia Nacional de Medicina (ANM) apresentou o simpósio com o tema Alergia Alimentar & Autismo, um assunto necessário e muito em pauta no momento. A organização do evento ficou por conta do Acadêmico Aderbal Sabrá, que ressaltou durante a abertura a culpa da ingestão de outros tipos de leite, além do materno, na fase inicial da nutrição do recém-nascido. O intuito do simpósio foi atualizar a relação entre a alergia alimentar e o desenvolvimento do autismo.

A apresentação de abertura foi feita pela professora Ana Muñoz Urribarri, do Hospital Cayetano Heredia, em Lima, Peru. O tema foi Diagnóstico da Alergia Alimentar e do Autismo pela Anamnese, e ela usou da sua experiência para analisar os casos clínicos durante a pesquisa. Durante a palestra, destaca-se como é o diagnóstico, incluindo uma pontuação baseada na anamnese para facilitar o processo.

Dando continuidade as apresentações, a professora Selma Sabrá, do Hospital Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense, ministrou o tema Aspectos Endoscópicos na Alergia Alimentar e no Autismo. Nela, é ressaltado a importância do exame endoscópico, principalmente com a biópsia, e da avaliação para que seja possível realizar o diagnóstico seguro.

A segunda parte do simpósio foi aberta pela apresentação do Acad. Aderbal, ministrando o tema Alergia Alimentar como causa do Autismo, no qual é reforçado a associação entre os dois casos, elucidando quais são os sinais que ajudam a diagnosticar. O Acadêmico explica a sua pesquisa sobre o assunto, publicada em 2015, sobre o desenvolvimento e a evolução do estudo sobre isso. 


Ao final do simpósio, os Acadêmicos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre as apresentações. Para assistir esse simpósio na íntegra, visite o nosso canal no Youtube ou clique aqui e aqui.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.