ANM homenageia Instituto Fernandes Figueira em seu Centenário

11/04/2024
Acad. Paulo Buss, Acad. Aderbal Sabrá, Secretário-Geral Acad. Omar Lupi, Presidente Acad. Eliete Bouskela, Drª Andrea Zin, Dr. Antonio Flavio Meirelles e Dr. Clovis Constantino no Simpósio sobre o Centenário do Instituto Fernandes Figueira.
Acad. Paulo Buss, Acad. Aderbal Sabrá, Secretário-Geral Acad. Omar Lupi, Presidente Acad. Eliete Bouskela, Drª Andrea Zin, Dr. Antonio Flavio Meirelles e Dr. Clovis Constantino

Em 2024 o Instituto Fernandes Figueira (IFF) celebra o seu centenário. Fundado em 1924, ele é um hospital escola desde 2006, e em 2010 ganhou o título de Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Atualmente, atua também como uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em uma série de eventos realizados em comemoração a essa data, foi realizado na última quinta-feira (04) um simpósio na Academia Nacional de Medicina (ANM). Afinal, Fernandes Figueira foi Membro Titular da ANM e Presidente da Academia no Biênio 1907-1908. Ele é o Patrono da Cadeira Nº. 50 na Secção de Medicina. 

As apresentações do simpósio compartilharam as principais atualizações sobre o IFF, a história nesses 100 anos, formação profissional e pesquisa. A abertura foi realizada pela Drª. Maria do Carmo Leal com o tema 20 anos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), sendo a base para os temas que vieram depois. Ela pode abordar todo o panorama da mulher na sociedade e a missão do PNAISM, como ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica e implementação da assistência em planejamento familiar, promover a atenção à saúde da mulher negra, indígena e em situação de prisão, e reduzir a morbimortalidade por câncer na população feminina, por exemplo.

Complementando a primeira apresentação, o Dr. Luiz Teixeira ministrou sobre Cuidado, História e Memórias: Marcos e Conceitos. Em que ressaltou a importância do IFF ser mais que um hospital para a população, tendo a preocupação com a medicina para mulheres e crianças, focando no problema do aleitamento e morte infantil. Dr. Luiz Teixeira focou na história do Instituto, explicando seus acontecimentos em ordem cronológica, o fato do prédio ter abrigado a Faculdade de Enfermagem e a Escola Nacional de Saúde Pública, e as dificuldades que sofreram entre os anos 30 e 40. Por fim, abordou as áreas de atuação do Instituto Fernandes Figueira, principalmente do seu vínculo com a Fiocruz.

Ainda na primeira parte do simpósio, o Prof. Marco Antonio Barbieri, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, apresentou o tema A Criança é o pai do Homem: Investindo na Saúde, Adolescentes e Jovens para o Presente e Futuro, sobre como tudo começa com a criança e como os primeiros anos de vida impactam nos próximos. O professor cita ações na primeira infância que contribuem para o desenvolvimento de doenças no futuro e questões de saúde pública que precisam ser resolvidas, como o número de cesarianas realizadas nos hospitais.

Acadêmicos durante as apresentações do simpósio Centenário do Instituto Fernandes Figueira.
Acadêmicos durante as apresentações do simpósio Centanário do Instituto Fernandes Figueira

A segunda parte do simpósio focou nos avanços e novidades da medicina. O Dr. Juan Llerena apresentou o tema Recentes Avanços – Novas Estratégias para o Tratamento de Doenças Raras/Genéticas: O Futuro é Hoje!. No qual foi abordado o serviço do IFF no tratamento de doenças raras com uma equipe multidisciplinar e casos tratados no Instituto. Em seguida, o Dr. Clovis Constantino, Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, ministrou a palestra sobre Formação Profissional Frente aos Desafios de Pediatria Contemporânea, em que falou sobre a atuação da especialidade no Século 21, como as áreas que ela abrange, a residência médica, e a importância de incluir as crianças nas tomadas de decisões a sua saúde.

A crise vivida durante a epidemia Zika e a pandemia Covid-19 também fizeram parte da programação e foram apresentadas pela Drª. Maria Elisabeth Moreira, com o tema Aprendizados e Urgências para a Vida de Mulheres Crianças e Adolescentes nas Emergências Sanitárias (Zika e Covid-19), em que destacou-se o impacto desses grandes momentos de saúde pública nas grávidas e seus filhos. Ela explicou a preparação do Instituto para esses momentos, como a criação da Pós-Graduação Stricto Sensu e a Rede Nacional de Pesquisa Clínica.  

Por fim, a última palestra da noite abordou o tema A Fiocruz e os Desafios Globais para os Sistemas de Saúde, apresentada pela Drª. Cristiani Vieira Machado, em que relatou sobre a história dos 123 anos da instituição na saúde pública, as suas atividades de atuação, as unidades presentes em outros estados e as suas metas, e os desafios globais enfrentados pelos sistemas de saúde.


Durante o intervalo do Simpósio ocorreu o lançamento do livro Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança, e do Adolescente Fernandes Figueira – 100 anos de cuidado, ensino, pesquisa e inovação, dos pesquisadores Luiz Antonio Teixeira e Larissa Velásquez, em que apresentam a história do IFF com uma visão abrangente, oferecendo uma reflexão sobre o legado do instituto e o seu impacto na saúde materno-infantil no Brasil no Século 20. Para assistir o simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.