Antonio Américo D’Urzedo

Nasceu em 10 de novembro de 1786, na freguesia de Congonhas do Campo, bispado de Mariana, Minas Gerais. Filho de David Vieira D’Urzedo e de D. Joana Violante de Santa Rosa.

Graduou-se em 1º de maio de 1817 podendo exercer os serviços de Medicina e Cirurgia. Era discípulo do professor da Ordem de Cristo, Antonio José Vieira de Carvalho, especialista em obstetrícia, entre outros saberes, no Hospital Real Militar do Rio de Janeiro.

Foi aluno voluntário do curso de botânica e agricultura da Academia Médico-Cirúrgica, tornou-se em 1829 professor lente de Patologia Externa Escola Médico-Cirúrgica e ainda na mesma instituição ocupou o cargo de secretário interino.

Membro Fundador da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, eleito em 17 de junho de 1829. Foi considerado um dos Membros Natos em Sessão de 30 de junho de 1829, junto a Joaquim Candido Soares de MeirellesLuiz Vicente De SimoniJosé Francisco Xavier SigaudJosé Martins da Cruz JobimJean Maurice FaivreJacintho Rodrigues Pereira ReisJosé Maria Cambuci do ValleOctaviano Maria da RosaChristovão José dos SantosAntônio Martins PinheiroJosé Augusto Cezar de MenezesAntonio Joaquim da Costa SampaioJoão Alvares CarneiroFidélis Martins BastosJoaquim José da Silva e José Marianno da Silva. Na instituição, exerceu o cargo de Vice-presidente (1º trimestre de 1831).

Serviu seu país sendo desde alferes até alcançando a patente de tenente-Coronel cirurgião-mor do Corpo de Saúde do Exército

Faleceu em 20 de fevereiro de 1863.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.