Antonio Martins Pinheiro

Nascido a 30 de maio de 1788, no Rio de Janeiro. Filho de Martins Pinheiro e D. Maria José Sacramento. Graduou-se pela Escola Médico-Cirúrgica.

Membro Fundador da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, foi considerado um dos Membros Natos em Sessão de 30 de junho de 1829, junto a Joaquim Candido Soares de MeirellesLuiz Vicente De SimoniJosé Francisco Xavier SigaudJosé Martins da Cruz JobimJean Maurice FaivreJacintho Rodrigues Pereira ReisAntônio Américo D’UrzedoOctaviano Maria da RosaChristovão José dos SantosAntônio Joaquim da Costa SampaioJosé Maria Cambuci do ValleJosé Augusto Cezar de MenezesJoão Alvares CarneiroFidélis Martins Bastos Joaquim José da Silva e José Marianno da Silva. Na instituição, foi Vice-presidente (3º trimestre de 1832).

Dentre as obras do também Acadêmico Luiz Vicente De Simoni, constam os manuscritos “Versos ao meu compadre e amigo o cirurgião Dr. Antônio Martins Pinheiro Júnior e pessoas de sua família em dias de festividades caseiras; versos ao meu compadre o comendador José Maria do Amaral e pessoas de sua família em dias de festas caseiras; sonetos ao meu amigo e colega o sr. Dr. Antônio Felix Martins hoje barão de S. Félix e sonetos e poemas dedicados a pessoas de seu convívio”, que datam 20/12/1848 – 29/09/1880.

Tesoureiro da Santa Casa de Misericórdia de Resende, em 1835.

Faleceu a 08 de julho de 1877.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.