Cátedra de Fernando Magalhães: Evolução da Obstetrícia em 100 anos

SIMPÓSIO NA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA ANALISA A EVOLUÇÃO DA OBSTETRÍCIA EM 100 ANOS

Simpósio Cátedra de Fernando Magalhães: Evolução da Obstetrícia em 100 anos

Na última quinta-feira (14), a Academia Nacional de Medicina (ANM) celebrou em seu simpósio a Cátedra de Fernando Magalhães: Evolução da Obstetrícia em 100 anos. O professor e médico obstetra foi membro titular da ANM, e possui um vasto catálogo de obras médicas publicado. O evento foi organizado pelo Acadêmico Jorge Rezende Filho, com intuito de expor os últimos 100 anos da obstetrícia e sobre que há de mais moderno atualmente na área.

As apresentações foram iniciadas por membros do Programa Jovem Lideranças Médicas (PJLM) da ANM. O Dr. Antonio Braga Neto ministrou o tema Operação Cesariana, em que foi discutido o surgimento e a sua evolução na história da medicina. Ao final, foi ressaltada a importância de uma revisão da indicação da cesariana, para que sejam oferecidas para as mulheres um modo seguro de conceber, no qual a paciente é colocada à frente de qualquer conveniência médica.

Dando continuidade, Dr. Marcos Nakamura apresentou o tema Ações para a redução da Mortalidade Materna, em que apresentou dados para observarmos o aumento dos casos de mortalidade e depois a queda com a evolução dos cuidados e procedimentos. É importante ressaltar que no Brasil a mudança acontece com o surgimento do SUS e de políticas públicas voltadas para a institucionalização do parto no país. Por fim, ele sinaliza quais são os 10 passos do cuidado obstétrico para contribuir com essa redução.

Na segunda etapa do simpósio, o tema A Inovação Tecnológica em Obstetrícia, ministrado pelo professor Joffre Amim Junior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ressaltou, a princípio, o conceito da palavra inovação, em que o palestrante afirma: “É a melhoria da eficiência e produtividade dos processos”. Dito isso, foi compartilhado quais são as principais técnicas novas usadas, entre elas a inteligência artificial e a telemedicina, e os benefícios que elas oferecem à área, dando exemplo de casos realizados com as novas tecnologias.    

Apresentado pela professora Melania Amorim, da Universidade de Campina Grande (UFCG), o tema A Assistência ao Parto: Recomendações da OMS lembra que existem 56 recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde, mas para o simpósio, a professora mencionou as mais importantes para o conhecimento geral e para ter uma experiência de nascimento positiva. Entre elas, estão a necessidade de um acompanhante, poucos toques para evitar infecção, a não recomendação de depilação e técnicas de alívio da dor para prevenir retardo do parto.

Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram instrumentos de divulgação do trabalho em diversas áreas, até mesmo na medicina, e isso foi abordado com o tema Uso Ético e Profissional das Mídias Digitais. Ministrado pela professora Roseli Nomura, da UNIFESP e da Universidade de São Paulo, o intuito da apresentação foi gerar uma reflexão sobre as mídias digitais e o papel que os médicos exercem com as suas presenças nelas. A apresentação ressaltou quais tipos de publicações não devem ser feitas, explicando o que fere o código de ética.

Para finalizar o simpósio, o Acadêmico Jorge Rezende Filho apresentou o tema Breve histórico da Cátedra de Obstetrícia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, sobre o homenageado da tarde, Fernando Magalhães, seus grandes feitos na obstetrícia e os seus sucessores na Cátedra.


Para assistir a esse simpósio na íntegra, visite nosso canal no Youtube, ou clique aqui para parte um e aqui para parte dois.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.