Centenário do Acad. Ivo Pitanguy

Acad. Ivo Pitanguy é homenageado em simpósio na comemoração do seu centenário

Acad. Claudio Cardoso de Castro, Acad. Talita Franco, Presidente Acad. Francisco Sampaio, Acad. José Horácio Aboudib, Presidente da SBPC Leandro Pereira e Presidente AEXPI Eduardo Lintz

Na última quinta-feira (20), a Academia Nacional de Medicina (ANM) se juntou ao coro de homenagens ao falecido Acadêmico Ivo Pitanguy (2016) para celebrar, junto à família do mesmo, o que seriam os seus 100 anos. O simpósio Centenário do Acad. Ivo Pitanguy foi organizado pelos Acadêmicos Cláudio Cardoso Castro, Talita Franco e José Horácio Aboudib, que foram alunos do mestre e possuíam forte ligação com o mesmo, assim como os palestrantes.

Drª. Gisela Pitanguy, filha do homenageado, esteve presente na ANM para a celebração do centenário e também para doar, em nome da sua família, medalhas recebidas pelo seu pai durante a carreira e parte do acervo pessoal. “Este momento é especialmente simbólico, não só pelo centenário, mas pelo fato que há exatamente 50 anos, no dia 28 de junho de 1973, meu pai tomava posse aqui nessa Academia, que sempre teve muito orgulho de pertencer.”, contou Drª. Gisela.

As apresentações tiveram o intuito de contar as suas lembranças com o Acad. Ivo Pitanguy, tanto no âmbito profissional como no pessoal. A Acadêmica Talita Franco foi responsável por abrir a tarde de homenagens ao contar sobre a popularização da cirurgia plástica após a Primeira Guerra Mundial, não estando relacionado apenas a estética, e a história do seu professor, a quem ela se refere carinhosamente como “chefe”. “A luz do mestre deve ser apenas o guia para que cada um encontre o seu próprio caminho”, relatou a Acadêmica.

Família e amigos do Acad. Ivo Pitanguy durante as apresentações

Um dos grandes marcos na carreira do Acad. Ivo Pitanguy foi o atendimento dos pacientes feridos no incêndio do Gran Circo em Niterói, momento que resultou em oportunidade de pesquisa e mudou a cirurgia plástica para sempre no Brasil. O Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Professor Farid Hakme, abordou o impacto dessa assistência prestada pelo Professor Pitanguy às vítimas em sua carreira, a criação da Enfermaria 38 da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e a história pessoal dos dois.

A atual Presidente da SBPC, Professora Lydia Masako, apresentou o tema História da SBCP e a Relevância de Ivo Pitanguy, em que destacou os maiores feitos da carreira do professor, o orgulho em ser o primeiro cirurgião plástico a ingressar na ANM, sua formação e participação na SBPC. “Pitanguy tem sido a luz para muitos colegas, muitos cirurgiões plásticos, tanto na geração quanto na divulgação do conhecimento, papel essencial da SBCP. Poucos entenderam tanto e foram capazes de expressar conceitos de beleza e harmonia corporal como ele. Seus conhecimentos serão eternizados, assim como a sua cultura e a capacidade de disseminação”, afirmou a Presidente Lydia Masako.


O simpósio também contou com apresentações dos professores Volney Pitombo e Juarez Avelar, que compartilharam histórias e a importância do Acad. Ivo Pitanguy em suas carreiras. Para assistir o simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.