Cirurgia Fora da Caixa

 
 
     
  Organização e Coordenação:
Acad. José de Jesus Camargo

Presidente da Secção de Cirurgia da ANM
 
     
     
 
14h

Abertura
Presidente da Academia Nacional de Medicina,
Acad. Rubens Belfort Jr.

Presidente da Secção de Cirurgia da ANM
Coordenador, Acad. José de Jesus Camargo

   
   
14h10

Cirurgia de Transgenitalização
Dr. Eloísio Alexsandro da Silva Ruellas
(UERJ, HUPE e Processo Transexualizador do MS)

   
   
14h27

Urgências cirúrgicas em UTI de Covid-19
Dr. Edivaldo Utiyama (USP)

   
   
14h44

Reimplantes de extremidades: 12 anos de
experiência da SES-RJ

Dr. João Recalde (INTO)

   
   
15h01 Perguntas e Comentários
   
   
15h16

Uso de ECMO como suporte em cirurgias
complexas de via aérea

Dr. Pablo Sanchez (USA)

   
   
15h33

Transplante pulmonar em pós-Covid19
Dr. Tiago Noguchi Machuca (USA)

   
   
15h50

Uso de 3D no planejamento de cirurgias torácicas
Acad. Rui Haddad

   
   
16h07 Perguntas e Comentários
   
   
16h22

Perfusão pulmonar com antiblásticos em
metástases múltiplas

Dr. Marcelo Cypel (Canadá)

   
   
16h39

Dissecção Aguda da Aorta Toracoabdominal: o remodelamento aórtico é efetivo?
Acad. Arno Von Ristow

   
   
16h56

A neurocirurgia funcional
Acad. Paulo Niemeyer

   
   
17h13 Perguntas e Comentários
   
   
17h28 Intervalo
   
 
Sessão Ordinária da Academia Nacional de Medicina VIII –
Ano Acadêmico 192
 
   
18h

Abertura
Presidente da Academia Nacional de Medicina,
Acad. Rubens Belfort Jr.

   
   
18h05

Comunicações da Secretaria Geral
Acad. Carlos Eduardo Brandão

   
   
18h10

Comunicações dos Acadêmicos

   
   
18h40

Como construir um cirurgião melhor para o futuro
Dr. Dênis Calazans – s

   
   
19h

Discussão com a Bancada Acadêmica

   
   
20h Encerramento
 
     

CIRURGIA FORA DA CAIXA

Cirurgia de transgenitalização foi tema de abertura do simpósio “Cirurgia fora da caixa”, dentro da programação dos Cursos de Extensão em Cirurgia, coordenado pelo acadêmico José de Jesus Camargo, em liveda Academia Nacional de Medicina. O assunto da transgenitalização foi abordado pelo médico Eloísio Alexsandro da Silva Ruellas, da Uerj. O médico contou sobre o pioneirismo do processo transexualizador do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, primeiro do Estado do Rio de Janeiro a ser credenciado pelo Ministério da Saúde, oferecendo assistência integral à população transgênero no processo cirúrgico de adequação à identidade de gênero.

Outro convidado foi o cirurgião João Recalde, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Recalde abordou os 12 anos de experiência da Secretária Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro em reimplante de extremidade, citando casos clínicos de sucesso. O médico foi destaque nacional há alguns anos pelo reimplante do braço de um menino de 6 anos.

Com o ECMO cada vez mais em voga, especialmente durante a pandemia, o especialista Pablo Sanches, da Universidade de Pittsburgh, abordou os usos da tecnologia como suporte em cirurgias complexas de via área. A sigla, que designa a oxigenação por membrana extracorporal, pode ser usada para falência cardíaca ou respiratória. Suas principais vantagens são a fácil instalação, tolerância de longos períodos de apneia intraoperatória, funcionamento sem anticoagulante e a possibilidade de extubação na sala de operação ou na UTI.

Da Florida Health, o médico Tiago Noguchi Machuca palestrou sobre transplante pulmonar pós-covid-19 – procedimento liderado por sua universidade no ranking estadunidense. Segundo o especialista, há um consenso entre as principais instituições que realizam o procedimento sobre 10 critérios fundamentais que definem a possibilidade do transplante, tais como idade menor ou igual a 65 anos, ausência de comorbidades, falência única dos pulmões e pelo menos um mês de ECMO sem sinais de recuperação. 

Recentes progressos foram apresentados pelo acadêmico Rui Haddad e o uso da tecnologia 3D no planejamento de cirurgias torácicas. A partir da tomografia computadorizada com contraste de um paciente, dois dias antes de uma cirurgia, é possível reconstruir o órgão a ser operado e esquematizar uma cirurgia personalizada. As imagens realistas dão nítida impressão de manipulação de um modelo computadorizado em 3D da anatomia do paciente, facilitando a execução de cirurgias mais complexas.

Outro convidado foi Marcelo Cypel, da Universidade de Toronto e Universidade Health Network, do Canadá, que abordou a perfusão pulmonar in vivo– tecnologia que permite a perfusão pulmonar do órgão isolado com mais proteção, abrindo novas oportunidades para tratamentos específicos no câncer e na lesão pulmonar aguda, embora ainda seja necessário muito trabalho para determinar a eficácia clínica dessas terapias.

Por fim, os acadêmicos Arno Von Ristow e Paulo Niemeyer também participaram da sessão, falando, respectivamente, sobre dissecção aguda da aorta toracoabdominal e neurocirurgia funcional.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.