Dermatologia Cosmiátrica: Conceito, Atuação e Limites

ATUAÇÃO DA DERMATOLOGIA COSMIÁTRICA FOI O PRINCIPAL TEMA DO SIMPÓSIO NA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA

Acadêmico Secretário Geral José Galvão Alves, Presidente Francisco Sampaio e Acadêmico Omar Lupi.

Com uma discussão de suma importância para a medicina atual, o simpósio desta quinta-feira (04) abordou o tema Dermatologia Cosmiátrica: conceito, atuação e limites, apresentado pelo presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM) Acadêmico Francisco Sampaio e organizado pelo Acadêmico Omar Lupi. A iniciativa desse simpósio surgiu com a popularização de procedimentos, como a harmonização facial, em diferentes áreas além da dermatologia, na biomedicina e na odontologia, por exemplo.

Esses casos já acontecem há mais de cinco anos, quando ocorreu a mudança da legislação para esse tipo de atuação. O Acad. Omar Lupi definiu essa mudança de atuação como uma invasão de outras áreas na dermatologia. Isso tem gerado diversos problemas, tanto para esse campo médico como para os próprios pacientes, que não recebem um atendimento moldado nos preceitos da medicina e do juramento. “Isso agride a forma de trabalhar do dermatologista”, afirma o Acadêmico.

A apresentação de abertura do simpósio foi feita pelo Dr. Gabriel Gontijo, sendo uma verdadeira imersão pela história da medicina e na especialidade com o tema Uma Dermatologia Centenária, em que foi abordado a evolução das técnicas e aparelhos no Brasil no último século, ressaltando a presença dos médicos importantes para a história dessa especialidade.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) marcou presença no simpósio com duas apresentações. O presidente da SBD – Rio de Janeiro, Dr. Fabiano Leal, ministrou a palestra sobre O Pioneirismo da Cosmiatria na Dermatologia. Nela, foi explicada a evolução dos principais tratamentos dermatológicos feitos atualmente no Brasil. A coordenadora da SBD – São Paulo, Drª Edileia Bagatin apresentou o tema A Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Cosmiatria. O intuito foi abordar o treinamento de especialistas na área e a posição do órgão na capacitação dos residentes, ressaltando o trabalho fundamental da associação em promover a informação segura para a população, desmentindo fake news e alertando as pessoas.

Os Dez anos da Surgical & Cosmetic Dermatology foi o tema ministrado pela Drª. Bogdana Victoria Kadunc, abordando a idealização dessa revista médica, a sua concepção e o corpo editorial, composto totalmente por membros da SBD. Mas o ponto principal é lembrança da importância da Surgical & Cosmetic Dermatology no meio acadêmico, na pesquisa e na publicação de artigos para a área, oferecendo diversas contribuições para a dermatologia, principalmente ao estimular o desenvolvimento da pesquisa entre a nova geração e manter os especialistas bem informados.

Para finalizar as apresentações do simpósio, a Drª. Denise Steiner abordou o assunto Dermatologia Cosmiátrica: Quo Vadis e a sua experiência com a medicina estética, especialização exilada ainda nos anos 80 e recebendo mais atenção na década de 90, mesmo que ainda existisse um preconceito estrutural. A acadêmica ainda abordou como era o mercado de trabalho e as principais demandas recebidas pelos dermatologistas na época. E como a realidade midiática afeta a percepção das pessoas sobre tratamentos estéticos.

Os comentários finais foram feitos pelos acadêmicos presentes, tanto remotamente quanto na sede da ANM, oferecendo as suas conclusões sobre a atuação e os limites da dermatologia cosmiátrica. O encerramento foi feito pelo Acadêmico Omar Lupi e o Presidente da Academia. 

Para assistir o simpósio na íntegra, clique aqui e aqui.



Compartilhe

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.