Diabetes é o tema da semana no Curso de Atualização da ANM

02/10/2015

No dia 1º de outubro, o Curso de Atualização da ANM, em sua aula de 17h, teve como tema a patologia Diabetes Mellitus. Contando com a mediação do Acadêmico José Galvão Alves, esta aula foi ministrada pela Dra. Anna Gabriela Fuks, que é graduada em Medicina pela Faculdade Souza Marques, possui residência em Endocrinologia pela UERJ e é mestre em Endocrinologia pela UFRJ. Atualmente, ela é Presidente da Regional RJ da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD-RJ) e Chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital Copa D’or.

A Dra. Anna Gabriela Fucks iniciou sua fala com dados epidemiológicos alarmantes sobre Diabetes Mellitus: em 2015, a projeção é de termos, no mundo, mais de 300 milhões de pacientes diabéticos, um aumento de mais de 70% em relação aos números do início deste século, sendo que 90% destes pacientes serão diabéticos tipo II. Além disso, a Dra. Anna Gabriela Fucks informou existir forte relação entre o aumento da obesidade na população mundial e o aumento do Diabetes. Justamente por isso, a palestrante enfatizou a importância do encorajamento e da orientação aos pacientes, para que tenham hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física e uma dieta equilibrada.

O acompanhamento de outros fatores de risco, como excesso de peso, pressão arterial elevada, dislipidemias, tabagismo, complicações crônicas e presença de doenças cardiovasculares também são de fundamental importância para a saúde do paciente, segundo a Dra. Anna Gabriela. A palestrante, em sua apresentação, transmitiu diversas informações práticas, focando no diagnóstico e no tratamento desta patologia, o que forneceu aos alunos conhecimentos com aplicabilidade direta em seus cotidianos profissionais. Também orientou os alunos a estudarem e se guiarem pelas atualizadas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), facilmente encontradas no site www.diabetes.org.br.

Em relação ao diagnóstico do Diabetes, a Dra. Anna Gabriela disse que, além dos sintomas e da história clínica do paciente, os exames complementares mais importantes são: a glicemia de jejum, o teste de tolerância à glicose e a hemoglobina glicosilada (HbA1C). Quanto à classificação desta patologia, a palestrante afirmou que, atualmente, existem 4 tipos: diabetes tipo I, diabetes tipo II, diabetes gestacional e um grupo heterogêneo chamado de outros tipos de diabetes. As principais diferenças da fisiopatologia do tipo I (dificuldade de produção pelo pâncreas) e do tipo II (resistência à insulina) também foram abordadas pela palestrante.

As opções farmacológicas para o tratamento não-insulínico do diabetes tipo II, citando os fármacos hipoglicemiantes e seus mecanismos de ação, além da farmacodinâmica e do perfil de ação dos diferentes tipos de insulinas, também foram analisadas. No que diz respeito ao tratamento, a palestrante apresentou o algoritmo da SBD, que leva em consideração a condição clínica do paciente, apresentação de sintomas, glicemia de jejum e hemoglobina glicosilada, para a escolha da melhor conduta terapêutica em cada caso. A Dra. Anna Gabriela Fucks também discorreu sobre as metas para acompanhamento da DM tipo II, estabelecidas por algumas associações internacionais e que são adotadas pela SBD como parâmetros.

Por fim, os alunos apresentaram situações práticas e casos clínicos por eles vivenciados, seja em situações ambulatoriais, na enfermaria ou em situações de emergência, tirando dúvidas e perguntando a opinião da Dra. Anna Gabriela sobre as condutas diagnósticas e terapêuticas nos respectivos casos. A apresentação das dúvidas e o debate foram extremamente ricos e importantes para o crescimento profissional dos alunos do Curso.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.