Dr. Flávio Kapczinski é empossado Membro Titular da Cadeira Nº 53 na ANM

Acadêmicos José J. Camargo, Antonio Egídio Nardi, Carlos Carlos Gottschall, Flávio Kapczinski, Maragreth Dalcolmo, Carlos Alberto Barros Franco, Gilberto Schwartsmann e Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro.

Na última sexta-feira (18), a Academia Nacional de Medicina (ANM) celebrou a entrada de mais um Membro Titular gaúcho ao seu Corpo Acadêmico. O Dr. Flávio Kapczinski tomou posse na ANM e ocupará a Cadeira Nº 53 na Secção de Medicina, antecedido pelo Acadêmico Fúlvio José Carlos Pileggi, falecido em abril de 2021, e do Patrono Heitor Pereira Carrilho. Para introduzir o Novel Acadêmico, a Comissão de Honra foi formada pelos Acadêmicos José J. Camargo, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, Carlos Alberto Barros Franco, Margareth Dalcolmo, Carlos Gottschall e Gilberto Schwartsmann. E o Acadêmico Antonio Egídio Nardi foi encarregado de realizar a saudação ao seu amigo e colega de especialidade.

Na Mesa Diretora de Solenidade, o Presidente Acad. Francisco Sampaio convidou os Ex-Presidentes Acad. Pietro Novellino e Rubens Belfort Jr.; o 1º Vice-Presidente Acad. José J. Camargo; a Acadêmica Eloisa Bonfá, diretora Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; o Acadêmico Jerson Lima, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; Dr. Alberto Schneider, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Dr. Waldemar Naves do Amaral, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás; e o Dr. Sérgio Ramos, Vice-Presidente da Sociedade Sul-Rio-Grandense de Medicina.

Em seu discurso de saudação, o Acad. Antonio Egídio Nardi lembra que conhece o Novel Acadêmico há mais de 40 anos, por serem da mesma área e se encontrarem em congressos, mas se aproximaram ao realizarem juntos um projeto para ser submetido ao CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em 2008. “Hoje é um dia de festa na psiquiatria”, compartilhou o Acadêmico. A infância, a relação com os pais e a paixão pelas ciências e literatura foram destacados na saudação, inclusive experimentos feitos na escola. A escolha da Psiquiatria como a sua especialidade foi abordada no discurso, contando como o Novel Acadêmico ingressou no mestrado,  doutorado e pós-doutorado, e a decisão de mudar a sua linha de pesquisa para se concentrar no transtorno bipolar. 

Presidente Acad. Francisco Sampaio entregando o Diploma ao Novel Acadêmico Flávio Kapczinski

O Acad. Nardi exalta o trabalho do Novel Kapczinski, mencionando o seu reconhecimento nacional e internacional. “Hoje, é um dos pesquisadores mais citados no mundo. Em 2009, tornou-se o psiquiatra brasileiro mais citado internacionalmente e em 2011 foi destacado no grupo dos 10 psiquiatras brasileiros mais citados”. Ao finalizar, o Acad. Nardi parabeniza o amigo e afirma: ”A chegada de um Acadêmico é o reconhecimento de uma carreira caracterizada pelo brilhantismo, dedicação, produção intelectual, formação de novos médicos e principalmente pela dedicação à ciência e ao humanismo, os pilares da medicina”.

O Novel Acadêmico Flávio Kapczinski proferiu o seu discurso afirmando que “esse é um momento único na vida de um médico, a Posse na Academia Nacional de Medicina”. Ao contar a história da ANM, o Empossado expressa o prazer em participar das Sessões Científicas e o privilégio em aprender com elas. Ele segue o protocolo ao saudar o Patrono da Cadeira Nº 53, o Acad. Heitor Pereira Carrilho, também psiquiatra, e os seus antecessores. Além dos Membros da sua Comissão de Honra, o seu paraninfo, Acad. Antonio Egidio Nardi, o Presidente Acad. Francisco Sampaio e os Acadêmicos Monica Gadelha e Maurício Magalhães, e o Ex-Presidente Acad. Rubens Belfort. O novo Acadêmico finaliza mencionando os seus feitos na pesquisa de transtorno de bipolaridade, prezando pelo desenvolvimento da sua especialidade. “E mais uma vez aqui, o tempo, seus ciclos e as gerações que se sucedem, o conhecimento que fica, as instituições que se constroem”, finaliza o Acad. Flávio Kapczinski. 


Para assistir a Sessão Solene na íntegra, clique aqui.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.