Eleições Plenárias consagra novos Membros Titulares, Honorários e Correspondentes

Acadêmicos durante as Eleições Plenárias

Em mais uma eleição acirrada, a Academia Nacional de Medicina elegeu dois novos Membros Titulares, quatro Honorários Nacionais, um Correspondente Nacional e três Correspondentes Internacionais. Com a presença de 50 Acadêmicos no plenário e 32 votos por correspondência, o Dr. Osvaldo José Moreira do Nascimento e o Dr. Alexandre Siciliano Colafranceschi foram eleitos na totalidade de 82 votos.

Prof. Osvaldo José Moreira do Nascimento ocupará a Cadeira Nº 09 na Secção de Medicina

Dr. Osvaldo José Moreira do Nascimento foi eleito para Cadeira Nº 09 na Secção de Medicina, vaga pelo falecimento do Acadêmico José Eduardo Moraes Rego Sousa em março de 2022, do Patrono Miguel de Oliveira Couto. Ele é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), possui mestrado e doutorado em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado em Neuropatias Periféricas na Mayo Clinic. Atualmente, é Professor Titular na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Membro Titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ).

Alexandre Siciliano Colafranceschi ocupará a Cadeira Nº 62 na Secção de Cirurgia

Dr. Alexandre Siciliano Colafranceschi ocupará a Cadeira Nº 62 na Secção de Cirurgia, antecedido pelo Acadêmico Ricardo José Lopes da Cruz, que faleceu em 2020, e do Patrono Augusto Brant Paes Leme. Formado pela Faculdade de Medicina da UFRJ, Dr. Siciliano fez residência em clínica médica e cardiologia na UFRJ, em cirurgia geral na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e em cirurgia cardiovascular no Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Com mestrado em Health Care Management pela Harvard School of Public Health e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), ele também possui Fellowship em Cirurgia Torácica e Cardiovascular, e especialização em Cirurgia Endovascular pelo The Cleveland Clinic Foundation. Atualmente ele é Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UNIRIO e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Quanto aos Honorários e Correspondentes, eles foram eleitos por aclamação pelo plenário. Para as vagas de Honorários Nacionais eleitos: Dr. Carlos Fernando de Magalhães Francesconi, Dr. Jarbas Barbosa da Silva Jr., Dr. José Maurício de Morais Carmo e Dr. Denilson Campos de Albuquerque. Para Correspondente Nacional foi eleito o Dr. Andy Petroianu, e as vagas de Correspondente Internacional serão ocupadas por Dr. Robert Peter Gale, Dr. Marcelo Cypel e Dra. Socorro Gross Galiano.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.